Facchini

Posso transportar carga indivisível junto com carga convencional?

Essa é uma pergunta recorrente para quem atua no segmento de cargas pesadas e superdimensionadas, para a qual não há uma resposta clara, objetiva, definitiva!

Para ficar mais claro do que vamos tratar neste texto, vamos repetir a pergunta, agora olhando para a imagem abaixo. Posso transportar junto com a máquina, QUE É CARGA INDIVISÍVEL, o pneu da máquina, QUE NÃO É CARGA INDIVISÍVEL, porque suas dimensões para fins de transporte não ultrapassam as dimensões regulamentares?

A resposta mais razoável, sob todos os aspectos (econômicos, ambientais, etc) deveria ser, SIM!

No entanto, sob a ótica meramente legal, da legislação e normas que regulamentam o trânsito de veículos e de cargas indivisíveis, a resposta mais provável é QUE NÃO!

E por que não, por que não pode?

Porque OS PNEUS DA MÁQUINA NÃO EXCEDEM AS DIMENSÕES REGULAMENTARES. São cargas convencionais e cargas convencionais não podem, nem devem ser transportadas em veículos especiais, como o da imagem acima, dirão os burocratas de plantão..


Como resolver esse problema, sem ao mesmo tempo, liberalizar geral?

Para que não tenhamos que inventar a roda vamos ver como a Nova Zelândia resolveu esse problema. Olhando a imagem abaixo fica fácil de entender. Lá é permitido transportar carga convencional (divisível) junto com uma carga indivisível, desde que observadas as seguintes condições: 

1. que a carga convencional não cause excessos, nem longitudinais, nem laterais;

2. que, uma sobre a outra, a altura da carga convencional não exceda 4,30m

3. que o comprimento e largura do veículo utilizado para o transporte da carga indivisível sejam as menores possíveis.

O que pode:
O que não pode:
Será que em um país, como o Brasil, com custos logísticos reconhecidamente pouco competitivos não valeria a pena regulamentar esse assunto e permitir um melhor aproveitamento dos recursos e redução de custos e de poluíção e de acidentes?

Com a palavra o CONTRAN, DNIT e DERS.

ARTIGO: João Batista Dominici - editor dos sites Guia do TRC e Tabelas de Frete, fundador da Escola de Transportes, instrutor de cursos sobre transporte de cargas, especialista em AET.

Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA