DAF/Divulgação |
“Neste período, o veículo não nos deixou na mão sequer uma única vez. Fizemos, evidentemente, apenas as manutenções preventivas no prazo estabelecido pela DAF, e trocamos uma peça que apresentou desgaste pelo tempo de uso. Usamos peças originais durante a garantia e, depois, passamos a usar TRP. O melhor de tudo isso é que a média de consumo não mudou. Continua sendo um caminhão eficiente da nossa frota, com muita vida pela frente. É um produto muito bom”, comemora Daniel Begnini, diretor da Transportes Begnini.
O modelo
Robusto e com excelente custo-benefício, o XF105 em sua versão rodoviária, é indicado para transporte pesado e longas distâncias. Disponível com as potências de 410 cv, 460 cv e 510 cv, o extrapesado é comercializado nas versões 4x2 e 6x2, com CMT de 60t, bem como na versão 6x4 com CMT de 80 toneladas. A motorização é a PACCAR MX de 12,9 litros, com transmissão ZF ASTronic automatizada de 12 marchas.
Para o motorista Gilberto de Lima, que dirige o modelo há três anos, as três principais qualidades do caminhão são o conforto, o freio motor e a robustez. “É um produto forte, um companheiro que não me deixa na mão. Sem contar o colchão, excelente para descanso. E mesmo com esta quilometragem, parece novo, com a pintura e as peças em ótimo estado. Não o troco pelos modelos anteriores que dirigi”, afirma.
Engenharia
“O marco obtido pelo XF105 não é nenhuma surpresa para engenharia da DAF, pois nossos caminhões foram projetados para serem duráveis e eficientes nas mais diversas condições de trabalho. Temos um produto excelente, pronto para rodar muito mais do que do 1 milhão de quilômetros”, afirma André Melo, Gerente de Testes da DAF Caminhões Brasil.
Quando a DAF Caminhões se instalou no Brasil, em 2011, dois XF105 dotados de inúmeros sensores foram trazidos ao país para enfrentar todos os tipos de estrada, terreno e condições. O objetivo era entender a fundo o que o transportador brasileiro precisava em um caminhão. O resultado é o XF105 comercializado hoje no país.
Dicas importantes
Para que o seu DAF também ultrapasse 1 milhão de quilômetros, a primeira dica é realizar todas as manutenções previstas no manual do proprietário, no tempo certo e, sempre, com peças de qualidade. Respeitar a capacidade de carga do modelo e avaliar, com um consultor de vendas, a melhor configuração do caminhão para o tipo de implemento e operação também são primordiais. Por fim, no momento da direção, a recomendação é conduzir o veículo de maneira segura e, sempre, buscando o melhor desempenho.
FONTE: DAF