Mercedes-Benz/Divulgação |
A ZF está fornecendo três derivações da transmissão 6S 480 para os modelos da nova linha Sprinter. Desde a versão básica, até a versão com o sensor de identificação de marcha e uma terceira variante com disponibilidade para instalação de tomada de força (PTO - Power Take Off), com a função de fornecer força motriz para implementos como caçambas, bombas de água, entre outros.
Como resultado de um trabalho de personalização no desenvolvimento da transmissão para a Mercedes-Benz, a engenharia alcançou a otimização em vários itens em relação à transmissão utilizada anteriormente. “Houve uma redução de peso de 3%, com dois quilos a menos na transmissão, redução de 10% de óleo para versão sem preparação para PTO e aumento de 6% de torque, dependendo da aplicação. Adicionalmente, a 6S 480 trouxe melhor conforto de engate, reforçando ainda mais a sua posição de excelência neste quesito no segmento. Além dessas vantagens, alcançamos uma transmissão que contribui com o meio ambiente, não só em relação à sua maior eficiência, como também à redução na utilização de óleo” completa Israel Valle, Head de Negócios e Engenharia da Divisão de Transmissões Comerciais da ZF América do Sul.
De acordo com o executivo, o novo sensor de identificação de marcha foi introduzido pela primeira vez na linha de produção de Sorocaba para o segmento de veículos comerciais leves. O sistema traz recursos que estão chamando atenção dos clientes finais, principalmente em relação à segurança e conforto de dirigibilidade. Além de fazer a leitura sobre qual marcha está sendo engatada durante a condução do veículo, com o identificador é possível implementar o sistema de assistente de partida em rampa, assim como câmera de ré.
Além de mais leve, a transmissão idealizada para a nova linha Sprinter traz um pacote de sincronização e sistema de trambulação otimizado que permite maior precisão nas trocas de marcha e um novo escalonamento.
A transmissão 6S 480 é ideal para aplicação em veículos comerciais leves, caminhões e micro-ônibus de até sete toneladas e caminhonetes e vans de até 3,5 toneladas. Com seis velocidades, mecânica e sincronizada, a 6S 480 possui capacidade de torque de entrada de até 450 Nm para aplicações em veículos de até sete toneladas e 480 Nm para caminhonetes de médio porte.
Desenvolvimento e produção
De acordo com Israel Valle, o desenvolvimento do produto foi realizado pela ZF na Europa, com participação ativa de engenheiros de aplicação e processos do Brasil, em parceria com a Daimler Stuttgart e Mercedes Argentina.
Para este fornecimento, os processos de validação foram iniciados em meados de 2015. “Foram realizados testes de bancada para validação de componentes em geral como carcaças, eixos e engrenagens, peças de trambulação, entre outros, além de testes de durabilidade de transmissões em bancada e veiculares na Europa e América do Sul”, explica.
A produção da 6S 480 ocorre na linha de montagem flexível da ZF em Sorocaba, SP, inaugurada em setembro de 2016 para um outro modelo de transmissão. A linha está equipada com ferramentas de última geração e faz parte da família destinada à faixa de aplicação para veículos leves. Exclusivamente para a versão Sprinter, foram desenvolvidos aproximadamente 20 novos componentes como carcaças, eixos e componentes do sistema de mudança. O banco de testes foi atualizado em relação a software e hardware, em atendimento ao novo posicionamento do sistema de mudança externo à transmissão, bem como introdução de testes com o sensor de identificação de marcha. Novos dispositivos de montagem e controle foram implementados. “Todo o processo de produção é inteligente e flexível, à prova de falhas, a fim de assegurar flexibilização da linha com outros produtos”, explica Israel.
A nova geração da transmissão 6S 480 substitui a produção da 6S 450 que equipava a versão anterior da Sprinter, onde, em sete anos, foram produzidas mais de 100 mil unidades para atender o fornecimento à montadora.
FONTE: ZF
ZF/Divulgação |