Volvo/Divulgação |
Com frota atual de mais de 400 ônibus, a Viação Gato Preto conta com mais de 2.000 funcionários responsáveis pela operação que é controlada por duas garagens: uma na Vila Jaguara, que atende o lote AR8 do novo contrato de transporte municipal de São Paulo; e outra no Jaguaré, que atua na área 1 (lotes E1 e AR1) e área 8 (lote AR8).
Ao todo, a empresa opera 44 linhas na região Sudoeste da cidade. A frota percorre 2,2 milhões de quilômetros mensais, entre corredores exclusivos e também dentro dos bairros. Transporta aproximadamente 6 milhões de passageiros por mês, sendo que a frota Volvo responde por 1,5 milhão do total de passageiros, segundo Andrea Trentim, da Viação Gato Preto.
Mais econômicos
“As novas unidades adquiridas pela empresa têm motor de 250 cv, com tecnologia ainda mais avançada do que os modelos anteriores. Com maior eficiência, realizam o mesmo trabalho, porém com menor consumo de combustível”, destaca Paulo Arabian, diretor comercial de ônibus Volvo no Brasil. Os novos ônibus Volvo destinam-se a linhas com topografia variada, com distâncias variando de 10 a 40 quilômetros. Algumas delas chegam a movimentar 20 mil passageiros por dia.
A Gato Preto também conta com o suporte do concessionário Volvo em São Paulo, a Auto Sueco. “O concessionário atua com o programa VED - Volvo Equipe Dedicada, realizando reuniões periódicas entre profissionais da Gato Preto e da Volvo para assegurar o permanente bom desempenho da frota da marca”, assegura Humberto Costa, gerente de vendas de ônibus Volvo em São Paulo. “Este suporte sempre é bom para nos ajudar a ficar atualizados com relação às melhores práticas de manutenção”, afirma Andrea Trentim.
A nova venda contou também com a participação da Volvo Financial Services, que financiou o lote de 27 veículos por meio do Banco Volvo.
Robustos e eficientes
O ônibus Volvo se destaca por ser “um produto robusto e eficiente” e a marca tem como principal diferencial “a disposição em melhorar o produto continuamente e fazer treinamentos para manutenção e operação”, segundo Trentim. “São diferenciais que contribuem para manter a Gato Preto como empresa inovadora e dedicada em fazer a melhor operação e manutenção possível, transportando seus passageiros com conforto e segurança”, conclui a executiva.
92 anos de tradição
A Viação Gato Preto nasceu em 1927, quando seu fundador, Luiz Gatti, dirigia um caminhão pela via Anhanguera transportando carvão para um bairro chamado Gato Preto. Como não havia transporte público para aquela região, na volta ele dava carona para pessoas que faziam o percurso a pé.
Percebendo que havia ali uma oportunidade de negócio, adquiriu um ônibus e começou a atender a população da região. Sendo seu primeiro motorista, fundou a empresa com o sugestivo nome de Gato Preto, que rapidamente cresceu e ganhou aliadas, formando um grupo para operar o transporte coletivo na capital de São Paulo.
Com o tempo as empresas da família passaram por processos de fusão, venda, incorporação e desdobramentos, chegando a 1993 com duas marcas, que mantêm até hoje: Viação Gato Preto e Gatti Transportadora Turística, fundada em 1963, especificamente para realizar serviços de fretamento.
FONTE: Volvo
FONTE: Volvo