IVECO/Divulgação |
De acordo com o comunicado oficial da petroleira, entrou em vigor a 0h desta quarta-feira, 4 de dezembro, um aumento de 2% no preço do óleo diesel. Com o reajuste, o valor médio do litro do combustível já se aproxima de R$ 2,27 nas refinarias de todo o país.
O novo reajuste vai de encontro com a política de paridade internacional, influenciada pelas cotações do barril de petróleo e do Dólar, que nos últimos dias bateu sucessivos recordes.
Preço nas bombas
De acordo com a última pesquisa divulgada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o preço médio do óleo diesel nos postos no país encerrou o mês de novembro com um valor de R$ 3,708. No acumulado no ano, o diesel acumula avanço de 7,45% nas bombas.
Já a decisão de aumentar ou não o preço do óleo diesel nas bombas, após o novo reajuste promovido pela Petrobras, dependerá de repasses feitos por outros integrantes da cadeia de petróleo, especialmente distribuidoras e postos de combustíveis, já que a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados.
Solução para driblar os aumentos
Não é novidade para ninguém que as constantes alterações de preço do óleo diesel afetam diretamente o transporte rodoviário de cargas em todo o país.
Com o objetivo de garantir maior previsibilidade, especialmente aos caminhoneiros autônomos, categoria mais sensível as constantes alterações de preços do óleo diesel, a BR Distribuidora lançou neste ano o Cartão Caminhoneiro, solução pré-paga que troca dinheiro em litros de diesel, garantindo a compra sem variação de preço no período de até 30 dias.
LEIA: Cartão Caminhoneiro: Conheça 6 vantagens da solução que auxilia caminhoneiros na previsão de custos
TEXTO: Lucas Duarte