Mercedes-Benz/Divulgação |
Os ônibus são movidos por um conjunto de doze baterias com capacidade total de 292 kWh, o que garante uma autonomia apropriada a sua operação na cidade. Entre vários itens de série, os veículos trazem avançados equipamentos de segurança, como o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP), assistente ativo de frenagem (Preventive Brake Assist) e Assistente de Ponto Cego (Sideguard Assist). Há também outros diferenciais, como a parede lateral envidraçada, três portas largas, entradas USB para carregamento de smartphones e pisos de revestimento com aparência de madeira.
Com aproximadamente 2.100 funcionários e mais de 660 ônibus em operação, dispondo de todos os itens de infraestrutura em seus galpões e pessoal especialmente treinado, a VHH é a segunda maior empresa de transporte público do Norte da Alemanha. A empresa tem sede em Hamburgo e opera dentro da associação de transportes “Hamburg Verkehrsverbund” (HVV), atendendo mais de 106 milhões de passageiros ao ano, com 160 linhas na região metropolitana de Hamburgo.
Um fato curioso é que todos os novos ônibus elétricos da VHH possuem um nome que começa com a letra "E". Os primeiros 16 nomes, que incluem Emil, Edith e Elton, foram escolhidos pelos funcionários da própria empresa. Durante a entrega, a VHH convidou os passageiros a participar de uma competição de nomes para decidir como os outros veículos elétricos irão se chamar.
Em breve, esses 16 ônibus não serão os únicos a operar na cidade elétrica “elexity”. A VHH já encomendou mais quatro ônibus eCitaro, bem como 17 ônibus articulados eCitaro G. Todos com previsão de entrega até o final do ano. A partir de 2020, a VHH irá adquirir somente ônibus livres de emissões para circular nas áreas centrais da cidade de Hamburgo.
FONTE: Mercedes-Benz
FONTE: Mercedes-Benz