Volvo/Divulgação |
Na soma total de todos os países da América Latina as entregas chegaram a 1.864 chassis, um crescimento de 77% sobre as 1.055 unidades do ano anterior. No balanço, as exportações representaram 60% do volume de ônibus entregues pela Volvo.
Rodoviários: segurança e tecnologia
Em ônibus rodoviários os destaques da marca foram novamente os chassis de alta tecnologia, segurança e conforto, representados pelos modelos B420R e B450R, nas versões 6x2 e 8x2. “São ônibus de alto padrão para transporte de longas distâncias, seja em linhas rodoviárias ou no segmento de turismo”, afirma Paulo Arabian, diretor comercial de ônibus da Volvo no Brasil. “Esse tipo de veículo é demandado por empresas que oferecem transporte de alta qualidade a seus passageiros, com conforto superior, tecnologia da ponta e os mais modernos recursos de segurança”, assegura.
Em 2019 aconteceram as primeiras entregas de chassis com a nova geração do Sistema de Segurança Ativa Volvo (SSA), com avançados recursos que ajudam a prevenir acidentes. “Somos reconhecidos por nossa liderança em segurança e já temos novos pedidos de veículos com essas novas tecnologias. Com o SSA, mais uma vez demos um passo importante para ajudar a salvar vidas e a reduzir custos operacionais de nossos clientes”, orgulha-se Fabiano Todeschini.
Urbanos: grandes entregas no continente
No segmento de urbanos a Volvo também tregistrou importantes entregas no ano passado. A maior delas foi de 594 novos articulados e biarticulados para o BRT de Bogotá, na Colômbia. Em 2020 ainda serão entregues mais 106 veículos desta que foi a maior venda da marca na última década (total de 700 chassis).
Outra metrópole que recebeu um grande lote de veículos Volvo foi Santiago, capital do Chile, onde entraram em operação 120 novos ônibus da marca. “Tanto em Bogotá como em Santiago os novos Volvo estão rodando com o controle automático de velocidade, uma exclusividade da marca que comprovadamente ajuda a reduzir riscos de acidentes”, afirma Todeschini. Com o auxílio de GPS e conectividade, os clientes Volvo podem ativar redução automática de velocidade dos ônibus em áreas de risco, como próximo a escolas e dentro de terminais, por exemplo, independente da ação do motorista.
Ainda em urbanos, destaques para entregas em São Paulo (200 ônibus padron e articulados), Curitiba (65 ônibus biarticulados, articulados e padron) e Santo Domingo, na República Dominicana (50 articulados). “Reafirmamos nossa liderança em ônibus de grande capacidade, biarticulados e articulados, com 50,4% de participação nas frotas desse tipo de veículo no continente”, assegura Todeschini. No Brasil, a Volvo entregou 95 veículos para sistemas BRT, um crescimento de 58% sobre o ano anterior.
Em 2019 a Volvo realizou também as primeiras vendas do chassi B270F 6x2 para carrocerias de 15 metros. “Fomos pioneiros ao apresentar esse tipo de solução. Esse modelo pode transportar até 50% mais passageiros do que veículos convencionais de motor dianteiro, sendo indicado para cidades que precisam aumentar a capacidade de transporte, mas ainda sem a necessidade de veículos articulados”, explica Paulo Arabian. As primeiras unidades do B270F 6x2 devem entrar em operação em Belo Horizonte (MG) ainda no primeiro trimestre.
Avanço em serviços
Na área de serviços, destaque para o avanço na Consultoria de Consumo de Combustível. “Com o apoio dos nossos especialistas, os clientes que contrataram esse serviço tiveram ganhos de, no mínimo, 5% em economia de Diesel, item que mais pesa na planilha de custos”, assegura Paulo Arabian.
Outros serviços que se destacaram em 2019 foram o Volvo Equipe Dedicada (VED), time de especialistas da fábrica e concessionárias que acompanha de perto os clientes da marca; e também o Volvo Connect, aplicativo gratuito de celular que permite o monitoramento em tempo real de dados de telemetria dos chassis da marca.
FONTE: Volvo
FONTE: Volvo