Cláudio Neves/Portos do Paraná |
Seguem as principais orientações:
- Mantenham os locais de atendimento aos transportadores sempre limpos, higienizando/esterilizando.
- Mantenha os locais de atendimento bem ventilados, preferencialmente com ventilação natural.
- Instrua/treine os atendentes sobre os meios de transmissão do Coronavírus, de forma a evitar a transmissão e o contágio pelo vírus, transformando-os em multiplicadores/disseminadores dessas informações aos demais colegas de trabalho e transportadores.
- Disponibilize álcool-gel 70% para os atendentes e transportadores que estejam em atendimento.
- Se perceber que algum membro da equipe está com os sintomas, afaste-o se suas funções imediatamente.
- Outras medidas de higienização devem ser realizadas, em especial a do sistema de ar condicionado.
- Não há necessidade de alarde com a situação, apenas seguindo recomendações de higiene e educação já é possível reduzir muito a transmissão do vírus.
- Consulte fontes confiáveis, evite notícias falsas (fake news).
- Outras medidas também podem ser adotadas tais como: revezamento dos atendentes dos postos de atendimento, alteração do horário de funcionamento dos locais de atendimento, a fim de reduzir o deslocamento de funcionários nos horários de pico, atendimento aos transportadores mediante agendamento e etc.
- As medidas referentes ao funcionamento dos pontos de atendimento devem ser informadas à ANTT por meio do e-mail: rntrc@antt.gov.br.
Histórico
A ANTT já divulgou duas orientações sobre o transporte rodoviário de passageiros em relação ao Coronavírus. A primeira foi um guia para os passageiros e as empresas. A segunda foi a Resolução no 5.875, de 18 de março de 2020, que suspende as viagens internacionais.
A ANTT também publicou um podcast no “Programa ANTT em Sintonia com você”, disponível na plataforma digital Spotify, com as principais dicas de prevenção contra o Coronavírus no transporte rodoviário de passageiros.
FONTE: ANTT