Agência PRF/Divulgação |
Por volta das 11h45, equipe da PRF realização fiscalização da Operação Tamoio na altura do quilômetro 494 da BR 116, quando foi dada ordem de parada a carreta, com placas de Imbau (PR), acoplada a dois semi-reboques. O conjunto era conduzido por um homem de 37 anos.
Inicialmente, foram solicitados os documentos de porte obrigatório, foi quando os PRFs decidiram aprofundar a verificação no caminhão trator e foram encontrados indícios de adulterações nos elementos identificadores.
Com técnicas de análise criminal em fraude veicular, os agentes perceberam que se tratava de um clone, pois o veículo original, placas de Nova Mutum (MT), possuía ocorrência de roubo conforme registro efetuado em agosto/2011 no município de Várzea Grande (MT). Para não levantar suspeitas e tentar ludibriar fiscalizações da polícia, as placas originais foram trocadas por outras de um caminhão com características semelhantes.
Questionado, o condutor informou que adquiriu o caminhão há cerca de 6 anos, porém, não havia transferido o veículo para seu nome, fato que levantou suspeita.
O veículo apreendido e o motorista foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Rafael Jambeiro (BA), para formalização do flagrante pelo crime de receptação (art. 180 do CP).
Operação Tamoio
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deflagou em todo o Brasil, nesta quinta-feira (28), a Operação Tamoio. O objetivo é o enfrentamento à criminalidade, tendo as ações reorientadas por meio de informações da inteligência policial, o que traz otimização dos recursos humanos, tecnológicos e o emprego das Unidades de Recursos Especializados da PRF.
TAMOIO
O nome Tamoio vem do Tupi Guarani TAMUÍA, que significa o avô, o antepassado. A Confederação dos Tamoios foi uma aliança de tribos indígenas firmada com o objetivo de combater os portugueses e outras tribos que os apoiavam. A referência é em relação à aliança dos grupos especializados da PRF unidos nessa operação.
FONTE: Agência PRF
FONTE: Agência PRF