Agência PRF/Divulgação |
ARLA 32 (Agente Redutor Líquido de Óxido de Nitrogênio Automotivo) é um reagente utilizado juntamente com o Sistema de Redução Catalítica (SRC) para reduzir a emissão de óxido de nitrogênio nos gases de escape de veículos a diesel.
Dentre as irregularidades encontradas pela PRF estavam adulteração da solução de ARLA 32 que pode ser testada com um reagente, o qual indica alteração se ficar na cor vermelha ou roxa e, regular ficando na cor azul.
Outra irregularidade encontrada em um dos veículos abordados, foi a existência de um emulador de ARLA (equipamento utilizado para impedir a perda de potência do veículo e sem utilizar o composto ARLA 32, impedindo que o sistema do veículo aponte falhas no controle de emissão de gases poluentes). O equipamento estava atrás do painel frontal do veículo, dentro da cabine.
Em um terceiro caso, foi verificado que o veículo era abastecido com diesel S500, em desacordo com a norma legal. S500 significa o teor de enxofre emitido pelos escapamentos, no caso do combustível, 500 partes por milhão. Deveria estar abastecido com diesel S10. A utilização de ARLA 32 em veículos pesados, abastecidos com diesel S500 não surte efeito, pois o redutor só é capaz de combater 9,8 partículas de dióxido de enxofre por milhão, sobrando 490,2 partículas que serão liberadas, poluindo o ambiente.
No quarto caso, foram encontradas diversas irregularidades que confirmaram o mau funcionamento do sistema injetor de ARLA 32 e no quinto veículo a bomba de ARLA 32 estava desabilitada, logo o veículo não consumia a solução.
Para todas as ocorrências foram lavrados Termos Circunstanciados e Ocorrências e os veículos ficaram sob a responsabilidade da Prefeitura Municipal de Comodoro.
FONTE: Agência PRF
FONTE: Agência PRF