Shutterstock |
O estudo mostra também que cansaço e a fadiga são grandes vilões nas estradas brasileiras, pois juntos causam 60% dos acidentes de trânsito.
Sensor de fadiga
Diante desse cenário preocupante, a MiX Telematics acaba de lançar o MiX CareDrive, solução integrada de telemetria e detecção de fadiga de condutores. O objetivo da tecnologia é aumentar a segurança ao volante e atender frotas de veículos comerciais leves e pesados, ônibus, bem como linha amarela e máquinas.
A solução possui uma câmera especial, que consegue identificar a fadiga mesmo que o motorista use óculos de grau, de sol ou lentes.
A partir da aplicação de tecnologia de imagens dos olhos, é possível determinar a condição de fadiga do motorista e, caso ela seja detectada, é emitido alarme sonoro e áudio de esclarecimento para despertar o motorista.
O sensor de fadiga é uma câmera infra vermelho, instalada sobre o painel do veículo e direcionada para o rosto do motorista. Assim que os sinais de sonolência são detectados, ele emite alarme sono para chamar a atenção do motorista, alertando sobre o risco de continuar ao volante.
Simultaneamente, o sensor de fadiga se comunica com o computador de bordo, que informa o centro de controle da frota, informando sobre a situação do motorista e possibilitando a tomada de ações para evitar acidentes.
O MiX CareDrive também emite alertas sonoros e mensagens de áudio em caso de distração ao volante (olhos voltados para a estrada, conversa com passageiro, uso de celular etc.), excesso de velocidade, posicionamento incorreto da câmera, devido a mudança de motorista ou tentativa de burlar a solução e falta de conexão GSP.
O lançamento faz parte da solução MiX Fleet Manager Premium, que permite gerir controle de consumo de combustível, condução segura, jornada de trabalho, informações do barramento CAN, eventos programáveis, acessórios e app para smartphone e tablet.
“A telemetria é fundamental para prevenir e reduzir índices de acidentes no trânsito, pois ela permite acompanhar, em tempo real, tudo o que acontece durante o trajeto percorrido pelo motorista. Assim, gestores podem tomar decisões rapidamente e tornar a viagem segura e eficiente. Além disso, é importante para aprimorar o comportamento dos motoristas, por meio de treinamentos constantes”, diz Alexandre Fagundes, gerente de Produtos e Marketing da MiX Telematics.
FONTE: Divulgação
FONTE: Divulgação