GDC/Divulgação |
E, sobretudo, para reforçar a proteção de todos os profissionais da estrada e os envolvidos na cadeira do transporte, a Gincana do Caminhoneiro – que conta apoio da Polícia Rodoviária Federal, do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e da ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura – levará aos estradeiros recomendações sobre boas práticas que devem ser adotadas para controlar a disseminação do Coronavírus, como distanciamento social, higienização pessoal e da cabine do caminhão, utilização de equipamento para proteção individual (como máscaras), uso de álcool gel, para que possam driblar os desafios impostos pelo ‘novo normal’.
E por falar em desafio, durante sua parada no Posto Gigantão, o caminhoneiro terá também a oportunidade de testar sua destreza no volante, com uma volta no comando de um caminhão IVECO Tector em uma pista demarcada por cones, ziguezagueando entre eles na tentativa de não derrubá-los. Aliás, prioritariamente, antes de embarcar para sua volta, o motorista recebe, na prática, orientações de como deve higienizar a cabine e pontos do caminhão mais suscetíveis ao contágio
A 29ª Gincana do Caminhoneiro - que conta com o patrocínio dos Postos Petrobras e da IVECO - levará ainda aos ‘heróis das estradas’ conteúdos técnicos sobre qualidade de produtos, combustíveis, frete, peças, por exemplo, que auxiliem a estarem mais capacitados diante dos novos desafios socioeconômicos. E mais: poderão assistir a vídeos do Cinema Rodoviário, uma ação educativa da PRF para maior segurança no trânsito.
Para participar da Gincana do Caminhoneiro – que opera com responsabilidade, respeitando os limites de distanciamento social, regras de combate à transmissão do Coronavírus e higienização da cabine do IVECO Tector a cada volta no trajeto - o caminhoneiro deve apresentar CNH categorias C, D ou E. Embora o teste de habilidade seja gratuito, para conquistar sua oportunidade de ir para a grande final da Gincana do Caminhoneiro e concorrer ao caminhão Iveco Tector zero km, o estradeiro precisa ter passado no atendimento de saúde do local e validar seu tempo. Para isso, basta apresentar um consumo de R$ 500 em combustível nos postos da Rede Siga Bem ou aquisição de créditos de mesmo valor no Cartão do Caminhoneiro Petrobras.
Vale dizer que a 29ª Gincana do Caminhoneiro estará nas estradas durante dez meses, desde meados de junho até março de 2021, percorrendo mais de 27 mil km, com duas equipes rodando, para chegar mais próximo de profissionais das estradas de todo o país. Serão 90 etapas nas cinco regiões do Brasil, realizadas nos postos Petrobras da Rede Siga Bem, ou seja, 90 oportunidades para o caminhoneiro contar com um ponto de apoio nesse momento e cuidar da saúde.
FONTE: Divulgação
FONTE: Divulgação