Celio Lima |
Com capacidade para transportar em média 5 mil pacotes, as novas carretas irão entre três centros logísticos do Mercado Livre no Brasil (dois em São Paulo e 1 na Bahia) e centrais menores localizadas nos estados do Rio de Janeiro, Distrito Federal, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul e interior paulista.
De acordo com o Mercado Livre, as carretas contratadas pertencem a diversas empresas de logística espalhadas pelo país. Além disso, os conjuntos receberam plotagem personalizada que reforça a identidade da empresa e a expansão das operações. Ainda segundo a empresa, não há planos para a aquisição de frota própria, mas sim de ampliar a contratação de terceiros.
“Até o fim do ano, devemos estar operando com cerca de 150 dessas carretas”, disse Leandro Bassoi, vice-presidente do Mercado Envios, braço de logística do Mercado Livre..
A forte expansão do comércio eletrônico em 2020 é justificada pelo fechamento do varejo físico em virtude das medidas de isolamento social, adotadas por diversas cidades desde março.
Transportadoras ampliam frotas
Atentas as significativas mudanças da cadeia logística brasileira e a crescente demanda do e-commerce, grandes transportadoras país anunciaram a ampliação das frotas.
No início deste mês, a Braspress anunciou um investimento significativo de R$ 105 milhões na compra de 220 unidades do Mercedes-Benz Axor 1933, 15 unidades do Axor 2041 e 300 semirreboques Facchini.
LEIA: Braspress compra 235 caminhões Mercedes-Benz e 300 semirreboques Facchini
Também neste mês de agosto, a Jamef Encomendas Urgentes confirmou a continuidade do cronograma de investimentos em infraestrutura e anunciou a ampliação e renovação da frota de transferência com mais de 100 novos veículos, dentre eles caminhões truck, cavalos mecânicos e carretas. A aquisição expressiva também veio acompanhada da abertura de novas vagas para motoristas.
LEIA: Jamef amplia frota com mais de 100 veículos e abre novas vagas para motoristas
Caminhões e Carretas