BYD/Divulgação |
A fábrica do interior de São Paulo tem capacidade de produção de 720 chassis por ano, podendo aumentar para até 1.440 ao ano. Marcello Von Schneider, Diretor da Divisão de Ônibus da BYD Brasil, explica as vantagens da nova linha de chassis. “O ônibus articulado piso alto 100% elétrico foi totalmente adaptado para atender as necessidades dos corredores expressos que possuem plataforma de embarque”, afirmou Schneider. “Desta forma, o chassi D11A, a BYD consegue atender tanto novos projetos de corredores expressos, quanto BRTs já existentes”, concluiu.
Os ônibus elétricos representam um grande instrumento para a redução de poluentes locais e de gases causadores do efeito estufa. Na média, cada ônibus comum a combustão consome 90 litros de diesel em um dia de operação. Sendo assim, cada ônibus elétrico evita a emissão de 110 ton/ano de CO2 na atmosfera.
Para abastecer a frota de ônibus elétricos, a empresa acaba de iniciar a operação de sua terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus (PIM). A planta fabril é dedicada a produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4), inicialmente voltada para toda a linha de chassis de ônibus 100% elétricos, fabricados em Campinas. Com um investimento de R$ 15 milhões, a fábrica, instalada em uma área de 5 mil metros quadrados, permite a expansão de novas linhas de produção no futuro.
Atualmente, a fábrica instalada em Campinas produz chassis para ônibus elétricos dos modelos D9W (urbano 13 metros piso baixo), D9A (urbano 13 metros piso alto), D9F (fretamento), articulado D11 B (Piso baixo) e articulado D11A (Piso alto).
Características do BYD D11A
Autonomia de até 250 km;
Cinco anos de garantia para o trem de força: motores elétricos e caixa de redução;
Carregamento fácil em até 3,5 horas;
Baixo consumo energético;
Zero emissão de poluentes e ruídos;
Baixo custo de manutenção;
Quatro Motores elétricos BYD – 2912TZ-XY-A
4X 201 cv de potência máxima integrados às rodas;
Estrutura em aço de alta resistência à torção e à flexão;
Freios a disco com sistema ABS e controle de tração;
FONTE: BYD
FONTE: BYD