Agência PRF/Divulgação |
Foram abordados veículos de carga que que necessitam de AET (Autorização Especial de Trânsito), como por exemplo Bitrens para 74 toneladas e com excesso de dimensões.
A fiscalização foi direcionada na documentação , equipamentos obrigatórios e sinalização. Ao todo foram abordado 35 veículos, dos quais 4 foram aprendidos para o pátio, 16 foram liberados para regularização no prazo de 5 dias.
As infrações mais comuns foram pneus em mau estado de conservação e segurança com a banda de rodagem desgastada, sistema de freios inoperantes com defeitos visíveis, carga excedentes sendo projetadas além do limite dos veículos.
Foram flagrados 5 veículos de carga com defeito no sistema de freios, 3 deles descarregados. Um bitrem caçamba que apresentava mais riscos à segurança viária pesava 74 toneladas e tinha 40% do sistema de freios comprometido e ainda 6 pneus em mau estado de conservação.
O bitrem foi retido e o proprietário providenciou o reparo do sistema de freios e a troca dos pneus.
A PRF orienta que a manutenção do sistema de freios, assim como pneus e equipamentos obrigatórios em bom estado de conservação é condição básica de segurança do trânsito, e podem fazer a diferença entre uma viagem segura e a ocorrência de um acidente de consequências graves.
FONTE: Agência PRF