GDC/Divulgação |
Para dar uma ideia da dimensão da atuação das equipes, em quatro meses, mais de seis mil caminhoneiros passaram pelo circuito que inclui atendimentos com foco na prevenção e detecção de doenças silenciosas que podem atingir o motorista, incluindo checagem do nível de glicose no sangue, para investigação e controle de casos de diabetes; aferição da pressão arterial para descobrir se há hipertensão e minimizar riscos de ataques cardíacos, além de orientações sobre obesidade e vacinação contra diversas doenças (de acordo com a disponibilidade da Secretaria de Saúde de cada município). Esses cuidados estarão disponíveis durante os dois dias da estadia da comitiva no Posto Pichilau e mais: abraçando a causa do Outubro Rosa, mês de combate ao câncer de mama, a Gincana do Caminhoneiro – que conta com patrocínio dos postos Petrobras da Rede Siga Bem e da IVECO - oferecerá aos participantes uma cartilha, detalhando a importância do diagnóstico precoce da doença.
Com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), e da ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura – os estradeiros serão recebidos em João Pessoa com todos os protocolos impostos por conta da epidemia do Coronavírus (uso constante de máscaras, higienização das mãos e distanciamento físico), e receberão orientações sobre atitudes que devem virar hábito na rotina do transportador rodoviário de cargas. Inclusive com exemplos práticos de condutas de higienização do seu meio de trabalho, o caminhão.
Após passar pelo circuito de cuidados pessoais, o caminhoneiro será convidado a ir para a pista montada no Posto Pichilau, onde são demonstradas maneiras de desinfecção da cabine do caminhão a cada vez que entrar e sair dela, higienizando pontos sujeitos do caminhão mais expostos à contaminação por vírus e bactérias. Após conferir a prática da orientação de descontaminação, o caminhoneiro tem ainda a chance de testar sua habilidade na prova de slalom, percorrendo um trajeto demarcado por cones, driblando-os para procurar concluir o percurso no menor tempo possível, sem derrubar nenhum deles.
Enquanto faz o percurso, o caminhoneiro tem seu tempo cronometrado pois sua destreza pode torná-lo um candidato a ganhar um caminhão IVECO Tector Zero Km. É que em cada etapa da 29ª Gincana do Caminhoneiro, um participante da prova de slalom – aquele que obtiver o melhor tempo na pista e menos penalidades – é classificado pra uma semifinal (neste caso, a terceira, que irá acontecer em Assu/RN, dia 1/11), na qual terá a chance de conquistar uma vaga para a grande final, que contemplará o vencedor com o prêmio que pode mudar a vida do estradeiro.
Assim como todo o circuito de ações, o teste de habilidade é gratuito, bastando apresentar CNH categorias C,D ou E. Porém, para conquistar sua oportunidade de ir para a grande final da Gincana do Caminhoneiro, o estradeiro precisa ter, obrigatoriamente, passado no atendimento de saúde do local e validar seu tempo. Para isso, basta apresentar um consumo de R$ 500 em combustível nos postos da Rede Siga Bem ou aquisição de créditos de mesmo valor no Cartão do Caminhoneiro Petrobras.
Serviço
A 51ª etapa desta temporada da Gincana do Caminhoneiro acontece no Posto Pichilau, nos dias 17 e 18 de outubro, na BR 101 km 2, na cidade de João Pessoa/PB, das 8h às 18h.
OBS: Para evitar aglomeração, haverá um limite seguro de participação para não formar filas. Isso pode fazer com que as inscrições sejam encerradas antecipadamente
FONTE: Divulgação