B2B |
Segundo a INTERNATIONAL Trucks, o fim da produção e comercialização dos modelos faz parte dos planos da montadora de modernização do portfólio de caminhões, ou seja, a linha ProStar será substituída por outros modelos equipados exclusivamente com a direção posicionada do lado esquerdo.
A decisão da montadora norte-americana afeta principalmente o mercado australiano, já que partir de 2021, o país deixará de contar de forma definitiva com a marca INTERNATIONAL, representada atualmente na região pela IVECO Trucks Australia.
Segundo a INTERNATIONAL Trucks, os altos investimentos em engenharia e produção demandados pelos modelos equipados com direção do lado direito, não estão sendo compatíveis com o baixo volumesde vendas em mercados específicos, como no caso da Austrália. Em 2018 por exemplo, a INTERNATIONAL emplacou apenas 61 unidades no mercado australiano, enquanto a Kenworth registrou um recorde de 2.946 modelos comercializados.
O Diretor Executivo da IVECO Trucks Australia, Michael May, disse que, embora desapontado com a decisão da Navistar Inc, ele entendeu a razão para a mudança.
“Estamos obviamente desapontados com o fato de o mercado australiano não ter mais acesso à icônica marca de caminhões INTERNATIONAL® e à linha ProStar, que oferece aos operadores excelentes benefícios de produtividade e desempenho”, disse May.
Apesar do fim da produção e comercialização dos modelos ProStar na Austrália, a IVECO seguirá comprometida em fornecer apoio, manutenção e suporte de peças ao proprietários dos modelos, horando assim todas as garantias existentes.
“A prioridade agora, para a IVECO Trucks Australia, é continuar fornecendo aos transportadores um nível de suporte contínuo que garanta que a propriedade de um INTERNATIONAL® ProStar permaneça produtiva, econômica e sem complicações.”, completa May.