Magneti Marelli/Divulgação |
Essencial para o bom funcionamento do motor, os bicos injetores de combustível trabalham com altíssima precisão, pulverizando o diesel de modo adequado no interior do cilindro. A eficiência desse processo garante economia de combustível e menor emissão de poluentes, maximizando potência e rendimento do motor.
Por se tratar de um componente que trabalha dentro da câmara de combustão, os bicos injetores são permanentemente solicitados durante o funcionamento do motor e, por isso, é fundamental que o produto seja capaz de suportar as severas condições de temperatura e pressão às quais são submetidos. Por essa razão, devem ser produzidos com matérias primas com alto grau de pureza, com a utilização de ligas metálicas especiais, através de processos de fabricação e testes de controle de qualidade rigorosamente controlados.
Fabricados na Itália, os bicos injetores Magneti Marelli recebem tratamento DLC (Diamond-Like Carbon), que confere ao componente elevadíssima resistência ao desgaste. São 100% testados e calibrados de acordo com as especificações dos produtos genuínos e apresentam excelente custo-benefício. Acondicionados unitariamente em cápsulas plásticas, lubrificados, são embalados individualmente em caixas padrão Magneti Marelli, com sistema de lacre de segurança inviolável com marca d’água, o que garante a tranquilidade do mercado reparador quanto à procedência do produto.
Sinais indicam a hora da troca
O bico injetor de combustível é o componente que sofre maior desgaste no sistema de alimentação diesel. Os técnicos da Marelli Cofap Aftermarket explicam que a peça pode apresentar problemas provocados por má qualidade do combustível (impurezas e umidade, por exemplo) ou por entupimento.
Por isso, o motorista deve ficar atento a alguns sinais como emissão de fumaça preta, marcha lenta irregular, consumo excessivo de combustível, dificuldades na hora de dar partida, perda de potência do motor, ruído excessivo do motor ou batida de pino.
Se houver necessidade de substituição da peça, vale a velha recomendação: utilizar produtos confiáveis, de qualidade reconhecida pelo mercado e de marcas tradicionais como Magneti Marelli, que há mais de 100 anos vem acompanhando a evolução da indústria automotiva.
FONTE: Divulgação