Volvo/Divulgação |
“O B270F vem conquistando cada vez mais o transportador brasileiro. O chassi de motor dianteiro da Volvo é reconhecido pela qualidade e pelo baixo custo operacional”, declara Paulo Arabian, diretor comercial de ônibus Volvo no Brasil. “O modelo tem um excelente motor de seis cilindros e 270cv com baixo consumo de combustível e é ideal para o uso de ar condicionado, imprescindível nas regiões mais quentes do Brasil”, complementa Thiago Vieira, gerente regional de vendas da Volvo.
Baixo custo operacional
“Temos uma parceria de longa data com a Volvo, uma fabricante que produz ônibus de alta robustez. Esta foi mais uma aquisição importante para nossa frota”, afirma Almir Buonora, diretor-executivo da Cidade Alta Transportes. “Ter veículos resistentes e diminuir custos é muito importante no transporte urbano, um setor extremamente competitivo. O B270F chega para contribuir nesta área”, observa o executivo. Encarroçados pela Marcopolo, os ônibus têm ar condicionado e suspensão a ar. Estas características permitirão garantir mais conforto aos passageiros.
Com cinco portas, três à direita e duas em nível elevado à esquerda, os novos B270F da Cidade Alta poderão rodar no Norte do BRT recifense, atendendo às especificações do órgão gestor do transporte coletivo da capital e da região metropolitana. Com 13,4 metros, é o maior chassi entre os recentemente adquiridos pela empresa. Ele garante uma configuração que permite transportar um número maior de passageiros, com a mesma comodidade. Dotados de todos dispositivos e características de acessibilidade, eles rodarão no corredor que liga o município metropolitano de Igarassu ao centro de Recife. O consórcio Conorte, como um todo, tem 72 linhas e 500 ônibus.
Cidade Alta
A Cidade Alta Transportes é um tradicional cliente da Volvo. Esta é a primeira vez que compra o chassi B270F, mas a empresa já adquiriu outros modelos da marca, como o B340M articulado. Com uma frota total de 208 ônibus, boa parte deles Volvo, a Cidade Alta tem mais de 26 anos de atuação. O grupo ao qual ela pertence está no mercado há 60 anos, e é um dos principais operadores de transporte coletivo do Nordeste, controlando também as empresas “Trampolim da Vitória”, de Natal, no Rio Grande do Norte, e a “Totality Transportes”, especializada em operações rodoviárias. O grupo tem 1.700 funcionários, 660 deles motoristas.
Todo o lote de 15 unidades do B270F da Cidade Alta foi financiado pelo Banco Volvo, da Volvo Financial Services (VFS), divisão financeira do Grupo Volvo. A VFS oferece diversas alternativas de financiamento, como as linhas do Finame e CDC (Crédito Direto ao Consumidor). A instituição tem também os planos de consórcio e uma ampla gama de seguros.
Expansão no Nordeste
Além da Cidade Alta, também compraram veículos Volvo na região Nordeste a CSN Transportes Urbanos S.A., da Bahia, e a Capital Transportes, de Sergipe. A CSN adquiriu 30 unidades do B270F para rodar em diferentes linhas na Grande Salvador. Já a Capital Transportes comprou três chassis do mesmo modelo, que já estão circulando na linha Augusto Franco-Bugio, uma das rotas de maior demanda de passageiros na capital Aracajú.