Edypo Alaniz |
A Marcopolo está há quase 20 anos envolvida em diferentes projetos de veículos movidos a combustíveis de fontes renováveis, o que reforça a expertise da encarroçadora neste segmento. O projeto e fornecimento demonstra o foco das três empresas na busca pela redução de poluentes, elevação da qualidade do transporte.
“A mobilidade elétrica é estratégica para o crescimento dos negócios da Marcopolo, uma vez que a adoção de veículos com tecnologia limpa é uma tendência global”, afirma Leandro Sodré, gerente nacional de Vendas da Marcopolo.
A EDP Smart, divisão que reúne o portfólio de soluções em energia da EDP, ficará responsável pelo modelo de negócio para ônibus elétrico, realizando o fornecimento da infraestrutura de recarga para o veículo. O veículo será usado pela Turis Silva para o fretamento de colaboradores da produtora de aço Gerdau em sua unidade localizada no município de Charqueadas.
“Queremos construir, em parceria com nossa cadeia de fornecimento, um futuro mais sustentável, e contribuir com o desenvolvimento da mobilidade urbana a partir da adoção produtos e soluções inovadoras”, afirma Vinicius Moura, gerente geral de suprimentos da Gerdau.
O Viaggio 1050 100% elétrico possui 12.900 mm de comprimento e capacidade para 44 passageiros em poltronas Executiva, além do motorista. O veículo conta com seis packs de bateria, que garantem autonomia de 300 quilômetros, transmissão automática, que proporciona mais conforto e segurança para o motorista e ocupantes, além de sistema de ar-condicionado, total acessibilidade e tomadas USB em todas as poltronas.
Além do novo modelo rodoviário, 33 veículos elétricos da Marcopolo, incluindo os micro-ônibus Volare, circulam no País, em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pará, Ceará e Paraná, além do Distrito Federal.