Mercedes-Benz/Divulgação |
De acordo com o júri do IToY, composto por 25 editores especializados em veículos comerciais e jornalistas, representando as principais revistas sobre caminhões internacionais, a ampla abordagem conferida à mobilidade elétrica, com base em uma estratégia de longo prazo bem definida, garantiram o título aos dois modelos da montadora alemã.
"Estamos honrados e orgulhosos pelo fato de que o renomado júri da premiação Truck of the Year tenha reconhecido o nosso eActros e o nosso GenH2 Truck com o renomado Truck Innovation Award 2021. Esta é uma forte reconfirmação de que estamos no caminho certo com nossa estratégia claramente focada em tecnologias realmente livres de CO2: com energia proveniente de baterias e células de combustível baseadas em hidrogênio. Essa combinação nos permite oferecer aos nossos clientes as melhores opções de veículos para todas as aplicações. Com o eActros, demonstramos nos últimos anos que a distribuição urbana livre de emissões locais de CO2 já é possível hoje. E com o nosso GenH2 Truck, apresentamos também o nosso conceito específico para caminhões pesados com célula de combustível para os transportes exigentes e flexíveis de longa distância.", disse Martin Daum, CEO da Daimler Truck AG e membro do Conselho de Administração da Daimler AG.
Com foco nas operações de distribuição urbana, a Daimler Trucks se tornou em 2016 a primeira fabricante do mundo a apresentar um caminhão pesado elétrico. Já em 2018, o protótipo do eActros foi lançado e os testes práticos intensivos com clientes tiveram início. A previsão da Mercedes-Benz é de que a produção em série do eActros comece em 2021.
Em setembro de 2020, a Daimler Trucks apresentou o Mercedes-Benz GenH2 Truck, um caminhão-conceito movido a célula de combustível com autonomia de até 1.000 quilômetros ou mais com sua versão de série para o exigente transporte rodoviário de longa distância. Os testes com clientes estão planejados para começar em 2023 e o início da produção em série está previsto para a segunda metade desta década.
Com informações: Mercedes-Benz