Caterpillar/Divulgação |
“O 785 foi o primeiro grande caminhão de mineração da Caterpillar, lançado em 1985. É apropriado que o primeiro caminhão de mineração CAT da nova geração seja o novo 785 - projetado para permitir que as operações de mineração otimizem a produtividade hoje e amanhã”, disse David Rea, gerente geral da divisão de caminhões de mineração CAT. “Os caminhões de mineração da nova geração CAT apresentam uma plataforma de tecnologia flexível e configurações opcionais que ajudam cada operação de mineração a atingir seus objetivos."
Equipado com o motor CAT 3512E de até 1.600 cv, o novo Caterpillar 785 se destaca pela ampla versatilidade operacional ao oferecer uma sistema de seleção de potência conforme as necessidades operacionais (velocidade da frota e tempo de ciclo), e duas opções de pneus, 33R51 e 36R51, capazes de otimizarem significativamente a capacidade de carga do modelo.
Disponível em várias configurações de emissões para atender as diferentes regras de emissões existentes no mundo, o trem-de-força do novo CAT 785 também se destaca ao entregar uma redução de até 9% no consumo de combustível.
A bordo da cabine, atributos como conforto, comodidade e tecnologia chamam a atenção. Todas as informações de orientação, dados técnicos e controles do modelo estão consolidados em apenas duas telas touchscreen que eliminam a desordem e promovem a eficiência. Destaca-se ainda a presença de um console deslizante, novo sistema de ar condicionado e assentos em couro com uma ampla variedade de ajustes e sistema de aquecimento e resfriamento.
Já a tecnologia embarcada fica a cargo de um moderno e preciso sistema de monitoramento de carga útil, câmera de 360 graus que oferece uma visão completa da área de trabalho para o operador, conectividade via celular Cat Product Link e sistema de telemetria Cat MineStar ™ Fleet.
De acordo com a Caterpillar, a produção das primeiras unidades do novo CAT 785 está prevista para começar a partir do primeiro trimestre de 2021.
Caterpillar/Divulgação |