BYD/Divulgação |
Os ônibus foram licitados pela Autoridade de Transporte Público da Cidade de Bogotá (TRANSMILENIO S.A.). Uma joint venture entre o grupo empresarial colombiano Fanalca e a operadora de transporte público internacional Transdev usou as soluções integradas de E-bus da BYD para licitar e venceu a licitação. Espera-se que os ônibus sejam implantados ao longo de quinze rotas, no distrito de Fontibon em Bogotá em 2021 e, a partir de então, 150 mil residentes ao longo das rotas poderão desfrutar de serviços de transporte 100% elétricos e com emissão zero.
“A BYD tem a honra de receber outro grande pedido. Existem atualmente 483 ônibus elétricos na TRANSMILENIO SA, e quando todos os 406 ônibus estiverem em operação no próximo ano, Bogotá terá 889 ônibus totalmente elétricos, dos quais 876 serão da BYD, representando mais de 98,5%”, disse Lara Zhang, Regional Diretor da BYD América Latina.
A BYD entrou no mercado colombiano em 2012 e alcançou diversos marcos: desenvolver a primeira frota de táxis elétricos na América do Sul em 2013, entrar no sistema BRT de Bogotá em 2017. Também entregou 64 ônibus elétricos para Medellín em 2018 e entregou 470 unidades para a maior frota de ônibus elétricos puros na Colômbia em 2020, e ganhou outro pedido de 406 ônibus elétricos em Bogotá recentemente.
Em toda a América Latina, a chegada de novos veículos de energia da BYD se espalhou para os principais mercados, incluindo Chile, Colômbia, Equador, Brasil, Barbados, Panamá, Costa Rica, Uruguai e Argentina. “Após a China, Europa e EUA, agora o Chile e a Colômbia competem para ver quem implementará a primeira operação sustentável para o transporte público na América Latina. E Santiago e Bogotá caminham para se transformar nas líderes da mobilidade de baixo carbono na América Latina ao mesmo tempo em que limpam o ar dessas duas metrópoles. A BYD se orgulha de ter as maiores frotas de ônibus elétricos em operação no mercado Latino Americano” ressalta Adalberto Maluf, diretor de marketing e sustentabilidade da BYD no Brasil.
Os ônibus elétricos da BYD ganharam muitos elogios do mercado por seus notáveis benefícios ambientais e qualidade confiável, e continua a promover o transporte público eletrificado nas Américas. Globalmente, as ofertas de transporte verde da BYD se espalharam por mais de 300 cidades, operando em mais de 50 países e regiões.
FONTE: BYD