Scania/Divulgação |
“Esta é uma função altamente desejada pelos clientes em certas aplicações e que tenho o prazer de anunciar”, disse Bo Eriksson, gerente de produto da Scania Trucks. “Quando vazio, a diferença no consumo de combustível pode ser de até 6%, dependendo da operação. Isso é substancial, especialmente quando se considera um trajeto de retorno de 150 a 200 quilômetros. E, além disso, você também reduz o desgaste dos pneus e amplia a capacidade de manobra.”
Inicialmente disponível apenas na Europa e exclusivamente para caminhões equipados com suspensão a ar, a LTDA (liftable and disengageable tandem bogie), tecnologia que por meio de um sistema de embreagem desacopla e suspende o segundo eixo de tração, é capaz de realizar toda a operação em menos de 25 segundos e de garantir uma altura de 70 mm em relação ao solo.
Além da significativa economia operacional, a novidade também se destaca pela facilidade de acionamento, garantida ao motorista por meio de um único botão localizado no painel. E para evitar erros operacionais, um aviso aparecerá no painel de instrumentos sempre que o caminhão identificar uma situação de sobrecarga, impedindo assim a suspensão do eixo.
“Definitivamente esperamos que essa opção seja incluída em muitas configurações de caminhões”, diz Eriksson. “O custo extra será rapidamente compensado devido à contribuição óbvia e altamente positiva para a economia operacional de nossos clientes.”