Scania/Divulgação |
Empregados no transporte de peças da própria marca, por meio da Scania Transport Laboratory, os primeiros caminhões autônomos contam com nível 4 de autonomia na escala SAE, ou seja, os modelos serão conduzidos de maneira 100% autônoma. Entretanto, por questões de segurança, um motorista e um engenheiro supervisionarão toda a operação abordo da cabine.
“Tanto nos Estados Unidos quanto na China, já estão em andamento testes de caminhões de acordo com o Nível 4 em vias públicas, mas, pelo que sei, a Scania é a primeira na Europa a testar a tecnologia em uma rodovia e com carga útil”, diz Hans Nordin, responsável pelo projeto Hub2hub.
A montadora espera ampliar ainda neste ano as operações na rota sueca e posteriormente em outros países. “Nos próximos anos, também esperamos poder testar a tecnologia em outros países europeus e na China”, diz Nordin.
Na avaliação e Nordin, o chamado transporte Hub2hub, é o primeiro tipo de operação em vias públicas onde os caminhões autônomos podem se tornar uma realidade. “Avançamos tanto no desenvolvimento de veículos autônomos que a tecnologia pode estar pronta para ser introduzida no mercado já nos próximos cinco anos para esse tipo de transporte. No entanto, levará mais tempo para que os veículos autônomos para condução em estradas com tráfego de mão dupla e em ambientes urbanos se tornem uma realidade ”, conclui.