RER Parts

SEST SENAT lança Certificação Profissional e distribui Cartões Saúde para caminhoneiros

SEST SENAT/Divulgação

Iniciativas são resultado de parcerias do SEST SENAT com a CNTA e com o Ministério da Saúde

O SEST SENAT passou a ofertar nesta semana, uma série de novos serviços para caminhoneiros em todo  o Brasil. Segundo a entidade, as iniciativas visam proporcionar melhor qualificação, com foco na visão empreendedora, e mais cuidados com a saúde aos profissionais.

Certificação Profissional
Com objetivo de ampliar a qualificação de caminhoneiros e torna-los verdadeiros gestores, o SEST SENAT e a CNTA (Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos) uniram forças e criaram a Certificação Profissional para Caminhoneiros Autônomos de Transporte de Cargas.

Dividida em cinco módulos, em formato de educação a distância, a qualificação reúne habilidades que são indispensáveis na formação dos caminhoneiros autônomos. 

A nova capacitação conta ainda com um curso presencial de Eficiência Energética, oferecido nas unidades operacionais do SEST SENAT, e uma prova prática é realizada nos simuladores de direção do SEST SENAT. Ao concluir todos os módulos e com a aprovação na prova prática, o caminhoneiro recebe a Certificação Profissional.

Mais informações podem ser obtidas na página oficial do curso.


Cartão Saúde
Resultado de um acordo de cooperação firmado entre o SEST SENAT e o Ministério da Saúde, 500 mil exemplares do Cartão de Saúde serão distribuídos para caminhoneiros e caminhoneiras em todo o Brasil. Destinado exclusivamente aos profissionais do transporte rodoviário de cargas, o documento garante acesso as unidades de Atenção Primária em Saúde (APS) e um melhor acompanhamento de tratamentos.

As primeiras unidades dos cartões começam a ser distribuídas nesta semana pelas unidades operacionais do SEST SENAT localizadas nas capitais. Até o final do mês, as demais unidades também darão início à distribuição.

“A parceria com o SEST SENAT é de suma importância para incentivar o cuidado à saúde dos caminhoneiros e das caminhoneiras que, por conta de suas jornadas itinerantes de trabalho, encontram dificuldades de acessar os serviços da APS. Assim, esse acordo para a distribuição do cartão se apresenta como um instrumento facilitador de acesso à saúde para essa população”, afirmou o secretário da Atenção Primária à Saúde, Rafael Câmara.

De acordo com a diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, a parceria com o Ministério da Saúde é estratégica e fundamental para fortalecer ainda mais a rede de cuidados aos caminhoeniros (as), que são essenciais para o desenvolvimento do Brasil. “Uma das missões do SEST SENAT é oferecer atendimentos de qualidade aos caminhoneiros brasileiros. Como passam a maior parte do tempo nas rodovias, eles têm mais dificuldade de cuidar da saúde. Por isso, é muito importante uma política de saúde que os privilegie e tenha um cuidado especial com eles. As equipes das nossas 157 unidades estão sendo preparadas para distribuir os cartões e orientar esses trabalhadores da melhor maneira possível.”


Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA