Bridgestone/Divulgação |
Manutenção preventiva é fator chave para ampliar vida útil dos pneus, a segurança e economia
Além de ser um item de performance e segurança essencial, o pneu tem uma grande importância dentro da planilha de custos de motoristas autônomos e frotistas. Por isso, a Bridgestone aproveita o Dia Nacional do Caminhoneiro para parabenizar os condutores e reforçar dicas e cuidados para uma circulação mais segura e eficiente, visando a redução do custo por quilômetro rodado.
“Os pneus são responsáveis por transferir toda a potência da tração e frenagem do veículo ao solo. Eles precisam suportar altas cargas e temperaturas e ao mesmo tempo absorver as irregularidades do piso, gerando conforto e segurança ao motorista”, comenta Marcos Aoki, Diretor de Vendas da Bridgestone. “Para maximizar a boa performance do produto, aumentando sua vida útil, recomendamos a checagem periódica dos 5 ladrões de quilometragem”, complementa.
Esta checagem avalia o Alinhamento, Balanceamento, Calibragem, Desenho de Banda e o Emparelhamento. Caso estes itens não estejam de acordo e seus desvios corrigidos, cada um deles, por si só, pode reduzir a quilometragem do pneu novo ou reformado de 20% até 40%. O rodízio de pneus também evita o desgaste irregular, prolongando sua vida útil.
“Outra dica importante é manter os pneus distantes dos derivados de petróleo ou solventes. Estes produtos atacam a borracha, fazendo com que ela perca suas propriedades físico-químicas e mecânicas, reduzindo a vida útil”, completa Aoki.
A escolha do pneu também é um fator fundamental para o desempenho do veículo. Na hora da aquisição, o caminhoneiro ou frotista deve levar em consideração, além das especificações do fabricante do veículo, a sua aplicação (atendendo a posição adequada), para que as características do produto atendam suas necessidades operacionais e proporcionem a melhor relação de ‘Custo por Quilômetro’ em todo ciclo de vida útil do pneu.
Para isso, a consulta ao manual do veículo e a recomendação de especialistas são essenciais. O consumidor dever verificar qual a medida, o índice de carga/velocidade do pneu original antes de realizar uma compra. A Bridgestone recomenda que os consumidores consultem sempre um profissional habilitado do segmento que poderá orientar sobre o melhor produto.
FONTE: Divulgação