Mercedes-Benz/Divulgação |
Para a nova licitação, o modelo escolhido foi o chassi LO 916, desenvolvido para as categorias ORE 1, ORE 2 e ONUREA PA
Com a conquista de uma nova licitação, a Mercedes-Benz será responsável pelo fornecimento de 2.600 novos ônibus ao programa Caminho da Escola do FNDE (Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação). Todas as unidades contarão com chassi LO 916, combinado com carrocerias Caio e Mascarello, atendendo assim às especificações dos modelos ORE 1, ORE 2 e também do ONUREA PA. As prefeituras e os estados poderão solicitar seus ônibus até 14 de setembro de 2022.
“É com muita satisfação que a Mercedes-Benz segue fornecendo ônibus escolares para os programas federais. Com essa nova licitação, somente para o Caminho da Escola, serão cerca de 8.500 ônibus Mercedes-Benz em circulação pelo programa, desde 2007, quando foi iniciado”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Estes veículos asseguram elevado padrão de qualidade, conforto e segurança aos estudantes, mesmo em percursos que intercalam trechos de terra e asfalto, muito comuns no transporte escolar”.
Os veículos dos modelos ORE 1 (Ônibus Rural Escolar – Categoria Pequeno) com 29 assentos para crianças, e ORE 2 (Ônibus Rural Escolar – Categoria Médio), com 44 assentos, possuem características específicas para a aplicação rural, como balanços dianteiro e traseiro curtos, suspensões dianteira e traseira adequadas para aplicação severa, bloqueio de diferencial automático, pneus mistos (terra/asfalto) e para-choques elevados.
Já os ônibus do modelo ONUREA PA (Ônibus Urbano Acessível Piso Alto – Categoria Pequeno), com 29 assentos para crianças, mais um auxiliar, são focados no transporte escolar em áreas urbanas, possuindo características como menor altura de carroceria em relação ao solo, eixo traseiro com diferencial convencional, pneus com perfil para asfalto, além do sistema de ar condicionado que proporciona maior conforto às crianças.
Outro grande diferencial dos ônibus é a acessibilidade, assegurada por uma porta larga e DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel), atributos que garantem acesso prático e seguro aos estudantes com dificuldades de locomoção, dois assentos reservados a alunos com deficiência física e cintos de segurança de quatro pontos. Além disso, as carrocerias dispõem de porta-pacotes vazados para acomodação de mochilas.
Mercedes-Benz/Divulgação |
Micro-ônibus desenvolvidos para o Caminho da Escola
“Vocacionado para operações em estradas rurais e vias não pavimentadas, essa versão do LO 916 foi desenvolvida especificamente para o Caminho da Escola, atendendo às especificações do FNDE”, informa Gustavo Nogueira, Gerente de Vendas Governo.
Para facilitar a circulação em terrenos acidentados, os modelos contam com balanços dianteiro e traseiro elevados. Além disso, os micro-ônibus LO 916 também se destacam pela excelente manobrabilidade, especialmente em estradas e locais com espaço reduzido.
Os micro-ônibus destinados ao Programa Caminho da Escola também contam com bloqueio do diferencial com atuação automática, item que além de melhorar a tração em terrenos de baixa aderência, permite que o motorista se concentre ainda mais na condução do ônibus.
Completam a lista de atributos da linha, pneus de maior banda de rodagem (235/75 R 17,5) específicos para uso misto, freio de parada, que não permitem a movimentação do veículo com as portas abertas, limitador de velocidade de 70 km/h e tacógrafo digital.
Portfólio Mercedes-Benz para transporte escolar
Atualmente, o portfólio da Mercedes-Benz para o programa Caminho da Escola conta com os modelos LO 916 para a categoria ORE 1 (entre-eixos de 4,25 metros para ônibus convencional de até 7,4 metros, com 29 assentos para estudantes), ORE 2 (entre-eixos de 4,8 metros, com até 9,0 metros de comprimento e 44 assentos), ONUREA PA (entre-eixos de 4,25 metros, com 7,4 metros de comprimento e 29 assentos) e também o OF 1519 R para o ORE 3 (entre-eixos de 6 metros, com 11 metros e 60 assentos).
Segundo a marca, todos os exemplares também são indicados para programas estaduais e municipais de transporte escolar urbano e rural.
Mercedes-Benz/Divulgação |