Adobe Stock |
Disponível no início de 2022, Giro CAIXA Transporte disponibilizará recursos diretamente aos caminhoneiros em conta do banco ou pelo CAIXA Tem
Cumprindo com o que havia sido prometido durante o lançamento do Programa Gigantes do Asfalto, um amplo pacote de benefícios criado pelo Governo Federal para atender os profissionais do transporte rodoviário de cargas, a CAIXA Econômica Federal divulgou na última semana, uma série de detalhes sobre o Giro CAIXA Transporte, modalidade que possibilitará aos caminhoneiros autônomos a antecipação dos valores de fretes.
De acordo com o cronograma da instituição financeira, a inédita modalidade de pagamento que disponibilizará os recursos diretamente na conta dos transportadores autônomos estará disponível a partir de 24 de janeiro de 2022, com taxa de juros a partir de 1,99%.
Segundo a CAIXA, as empresas que contratam serviço de frete a prazo poderão solicitar ao banco que antecipe o pagamento diretamente para o transportador autônomo, que receberá o valor à vista por meio de crédito em conta da CAIXA, inclusive Conta Poupança Digital, no CAIXA Tem.
Ainda de acordo com a instituição financeira, poderão ser antecipados todos os valores de fretes que tiverem registro no sistema da Secretaria da Fazenda a partir da emissão do Manifesto Eletrônico Fiscal (MDF-e), documento amplamente utilizado pelas empresas do ramo, que armazena informações sobre a carga e os responsáveis pelo transporte.
Já a amortização do empréstimo será feita em parcela única, com vencimento na mesma data estipulada pelo transportador no MDF-e para o pagamento do frete.
A CAIXA lembra ainda que, para a contratação do Giro CAIXA Transporte, a partir de janeiro, as empresas de transporte de cargas devem solicitar a habilitação do limite em qualquer agência da CAIXA, mediante avaliação de crédito. Após a disponibilização do limite, a operacionalização do crédito será realizada digitalmente pelo Gerenciador Financeiro do banco.