RER Parts

PRF flagra mais de 130.000 quilos de excesso de peso em carretas na BR-423/PE

PRF/Divulgação

Quantia expressiva de excesso de peso foi encontrada dividida em quatro combinações de veículo de carga; dois motoristas também descumpriam a Lei do Descanso

Google News
Durante operação realizada nesta quarta-feira, 12 de janeiro, equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou uma quantia expressiva de excesso de peso em quatro veículos de carga que circulavam pela BR-423, em Garanhuns, Agreste do Estado de Pernambuco. Somadas, as cargas excediam em mais de 131 mil quilos o limite permitido por lei.

As abordagens aconteceram durante uma ação de fiscalização com foco na segurança viária e prevenção de acidentes. Durante as averiguações nas documentações de porte obrigatório, os policiais constataram o excesso de peso ao compararem as notas fiscais com os limites de peso de cada uma das combinações de veículo de carga.


Segundo a corporação, uma das carretas transportava ração animal para Garanhuns e as outras três levavam milho para o município de Carpina, na Zona da Mata Norte de Pernambuco.

Diante dos fatos, os veículos foram autuados e removidos para o pátio credenciado para transbordo da carga excedente. Além disso, dois motoristas foram multados por descumprirem a lei do descanso, que estabelece um período mínimo de parada durante a jornada de trabalho do condutor. Com isso foram obrigados a aguardar 11h para retomarem o trabalho.


Excesso de carga
Atualmente o excesso de peso é considerado uma das infrações mais danosas à segurança do trânsito, devido a redução da vida útil do pavimento, comprometimento da eficiência do sistema de freios e aumento considerável no risco de acidentes graves.

Atualmente o art. 231, inciso V do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considerada o excesso de peso uma infração gravíssima, punida com multa de R$ 191,54 aplicada a cada 500 kg ou fração de excesso de peso apurado acima dos 1.000 kg.


Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA