As chuvas estão atingindo o Brasil e trazem muitas preocupações, principalmente para quem atua no segmento de transporte e logística, uma vez que os riscos de acidentes aumentam durante esse período do ano.
Como a previsão não é nada positiva para as regiões do país, a solução é se apoiar na tecnologia embarcada nos veículos para aumentar a segurança de todos os envolvidos.
Telemetria
Uma das tecnologias disponíveis para contribuir com transporte e logística é a telemetria que, por meio de equipamentos instalados nos veículos, permite que gestores controlem a operação dentro das empresas.
Dessa forma, por meio de relatórios gerados pela frota, os gestores têm a possibilidade de traçar rotas seguras, modificar horários de entregas e até alertar motoristas sobre possíveis perigos nas vias.
Porém, não basta a tecnologia se motoristas não tiverem bom comportamento durante a condução.
Mas o que é bom comportamento?
É dirigir com atenção, dentro de padrões estipulados pelas transportadoras, com base nos relatórios gerados pela telemetria e, logicamente, pelas leis de trânsito.
Para entender melhor, a Newtec Telemetria, desenvolvedora de equipamentos para gestão de frotas, alguns comportamentos que podem ajudar muito a evitar acidentes e a reduzir riscos durante esse período de chuva. Confira:
- Manter distância segura do veículo da frente e, se a chuva estiver forte e tirar a visibilidade, melhor parar em local seguro;
- Se a chuva engrossar, não pare no acostamento da rodovia, pois é muito perigoso;
- Evitar freadas bruscas, pois além de aumentar o consumo de combustível, pode provocar acidentes, principalmente se a via estiver escorregadia;
- Manter pneus em boas condições, pois evitam aquaplanagem, portanto, faça sempre manutenção preventiva, bem como calibragem adequada da pressão;
- Em caso de aquaplanagem, tirar o pé do acelerador, não piso nos freios e não vire a direção. Espere os pneus voltarem o contato com a pista. Não se desespere nessa hora!
- Não falar ao celular durante a direção e evitar distrações;
- Manter a velocidade reduzida; quanto mais rápido, menor o controle sobre o veículo e uma parada repentina em velocidade alta na pista molhada é extremamente perigosa.
FONTE: Divulgação