RER Parts

Piratas: o aumento do índice de roubos não pode ser uma realidade

Em pleno século 21 e com tanta tecnologia à disposição, 66% ou mesmo 12% são porcentagens alarmantes quando se trata de roubos para o mercado da logística do Brasil

Google News
Sim, piratas existem e eles não estão no mar. Estão nas ruas e estradas do Brasil atrás de cargas valiosas para revender no mercado paralelo. Isso precisa ser uma realidade?

São Paulo, segundo a Secretaria de Segurança Pública do estado, registrou um aumento de 12% de roubos de cargas no ano de 2021. Já no Rio de Janeiro, o panorama é mais alarmante ainda, a Federação de Indústrias do estado mostra um aumento de 66%. E, a modalidade mudou, tendo em vista o aumento de compras pela internet. As ruas passaram a ser o palco dessa atividade criminosa que só em 2020, por exemplo, deu um prejuízo de 1,5 bilhão de reais, segundo a Associação Nacional do Transporte de Cargas & Logística.


Daniel Schnaider, CEO da Pointer by PowerFleet Brasil – líder em soluções de IoT para segurança e redução de custos para frotas, fala que um dos discursos que mais ouve quando fala com seus possíveis clientes é: o roubo de uma carga me custaria vidas, contratos e um prejuízo monetário significativo.

Por isso, o presidente da companhia quer cada vez mais fomentar a tecnologia a fim de mitigar, até mesmo extinguir, as ações criminosas, que por vezes, estão mais organizadas que as próprias empresas. E para entender a IoT voltada a esse segmento, temos que considerar alguns pilares, que Schnaider explica:

- Rota
Você pode até saber onde seu caminhão está, mas você sabe exatamente por onde ele irá passar? Com a roteirização, os percursos são mapeados, e por vezes, é muito melhor seguir um caminho mais longo, porém mais seguro, do que o mais curto em que sua carga estará exposta a possíveis ações de bandidos. Ainda, se o caminho for único, seu motorista pode ser instruído a ações preventivas de forma a evitar os acontecimentos indesejados.


- Tecnologia pirata
Conhece o jammer? É um equipamento que a atividade criminosa utiliza para bloquear o sinal do veículo para que os gestores não saibam o que está acontecendo com sua carga no momento. Hoje, através dos dispositivos de IoT instalados na frota, fica mais fácil, uma vez que quando ele detecta o sinal do jammer, ele desliga o veículo totalmente por um tempo, proporcionando um tempo necessário para pronta resposta e, assim, a carga fica protegida.

- Dentro do jogo
Muitas empresas sofrem com aparelhos de GPS “desligados” durante o percurso. Os subornos de funcionários são mais comuns do que imaginamos. Mas, a tecnologia está ativamente pronta para isso. A qualquer sinal de violação do caminhão, o gestor será informado no mesmo momento pela ferramenta que fica totalmente ligada 24 horas para evitar este tipo de incidente.

Por fim, com o uso da tecnologia certa, jamais será um bom dia para os piratas.

ARTIGO: Daniel Schnaider - CEO da Pointer by Powerfleet Brasil, líder mundial em soluções de IoT para redução de custo, prevenção de acidentes e roubos em frotas. Integrou a Unidade Global de Tecnologia da IBM e a 8200 unidade de Inteligência Israelense. Especialista em logística, tecnologias disruptivas, economista e autor da obra "Pense com calma, aja rápido".

Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA