Scania/Divulgação |
Aporte significativo será aplicado na matriz localizada em Södertälje, na Suécia; investimento reforça a confiança da marca no potencial das novas tecnologias
Confiante no grande potencial dos caminhões autônomos e elétricos, bem como atenta ao rápido desenvolvimento destas tecnologias, a Scania acaba de confirmar um novo investimento recorde na fábrica localizada em Södertälje, na Suécia. De acordo com o comunicado oficial da montadora, 1 bilhão de coroas suecas (SEK), o equivalente a cerca de 550 milhões reais, serão aplicados na construção de uma nova pista de testes, voltada exclusivamente para veículos autônomos e elétricos, acelerando de maneira significativa as atividades de pesquisa desenvolvimento.
“Nossa ambição é ser líder na eletrificação de veículos pesados e também fortalecer nossa capacidade em veículos autônomos ao longo do tempo. Serão necessários grandes investimentos para permanecer na vanguarda. Avaliamos e examinamos a possibilidade de construir uma pista de teste adaptada para veículos futuros para atender à demanda em autonomia e eletrificação que vemos a caminho”, diz Anders Williamsson, chefe de operações industriais da Scania.
Os investimentos na matriz não se resumem apenas ao novo campo de provas. Recentemente a montadora sueca inaugurou uma nova linha de fundição e concentra esforços agora em um prédio voltado exclusivamente para a montagem de baterias, também em Södertälje, Suécia.
“Continuamos a investir localmente em Södertälje, para estarmos próximos de toda a cadeia com produção, desenvolvimento e testes. É vital para a Scania, mas também importante para a indústria de veículos na região metropolitana de Estocolmo e para a capacidade da Suécia de liderar o desenvolvimento de soluções de transporte sustentáveis”, diz Williamsson.
Scania/Divulgação |
Scania/Divulgação |