Scania/Divulgação |
Em parceria com a LKAB, dois exemplares, sendo, um basculante e um guindaste serão colocados em operação em uma mina localizada no norte da Suécia
Confiante no potencial da eletrificação do transporte de cargas e atenta a crescente demanda por soluções alternativas ao óleo diesel, a Scania anunciou neste mês, o início de testes operacionais com dois caminhões 100% elétricos no segmento de mineração sueco.
De acordo com a montadora sueca, dois exemplares foram entregues à mina LKAB em Malmberget, no norte da Suécia, sendo, um basculante Heavy Tipper e um segundo modelo equipado com guindaste. Os caminhões vão de encontro com os esforços da LKAB para se tornar uma das empresas de mineração mais sustentáveis do mundo.
“Os caminhões elétricos fazem parte de uma ambição de estabelecer um novo padrão para mineração sustentável, onde o uso de combustíveis fósseis é totalmente livre. Estamos mudando nossa frota do diesel fóssil e, como estamos testando a capacidade dos veículos elétricos movidos a bateria, as decisões tomadas com relação à escolha dos caminhões devem contribuir não apenas para uma maior produtividade, mas, acima de tudo, para uma mina mais sustentável e um ambiente de trabalho mais seguro", diz Peter Gustavsson, gerente de projetos da LKAB.
Segundo a Scania, o primeiro caminhão basculante 100% elétrico do segmento de mineração contará com capacidade para até 49 toneladas de Peso Bruto Total (PBT). Já o segundo exemplar, equipado com guindaste, será empregado em operações de montagem, desmontagem e movimentação de equipamentos e estruturas da mina.
“Continuamos trabalhando com clientes que estão dispostos a experimentar soluções inovadoras junto com a gente. Para a Scania, é muito valioso poder testar veículos elétricos em ambientes extremos em operações de clientes reais na mina. Além disso, o caminhão basculante elétrico pesado é o primeiro de seu tipo na indústria e outro grande passo na jornada em direção a soluções de transporte sustentáveis em todas as aplicações”, diz Fredrik Allard, chefe de mobilidade elétrica da Scania.
“A entrada da Scania em nosso processo de transformação é valiosa porque nos dá a oportunidade de avaliar seus veículos movidos a bateria. Juntos, esperamos desenvolver e construir veículos livres de fósseis que sejam tão ou mais produtivos do que os que temos atualmente”, conclui Gustavsson.