PRF/Divulgação |
Ao todo, 47 veículos de carga foram fiscalizados pela PRF em um único dia de operação; um motorista foi autuado e detido por suspeita de crime ambiental
Através do Grupo de Fiscalização de Trânsito e Transporte (GFT), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou na última terça-feira, 12 de abril, mais uma etapa da Operação Rota Brasil no estado da Paraíba. A ação teve como principal objetivo fiscalizar veículos que transportam produtos perigosos, como inflamáveis, gases sólidos e líquidos, corrosivos, explosivos, entre outros.
De acordo com o balanço oficial da corporação, em cerca de oito horas de fiscalização, 47 veículos que carregavam produtos perigosos foram abordados e fiscalizados. Diversas infrações foram constatadas, e um motorista foi encaminhado para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) por suspeita de crime ambiental.
A PRF lembra que em caso de acidente com esse tipo de carregamento há risco de explosão, além de sérios impactos ambientais, como a contaminação do solo e de córregos. Ainda segundo a corporação, as fiscalizações temáticas são de extrema importância, uma vez que os produtos ali transportados carregam consigo enorme potencial lesivo ao meio ambiente, seja um material corrosivo ou até mesmo inflamável.