Divulgação |
Índice de acidentes a cada 10 mil viagens ficou em 0,20 em 2021, conforme pesquisa realizada pela Abiclor desde 2005
As ocorrências envolvendo caminhões que transportam produtos da indústria de cloro-álcalis diminuíram mais de 80% em 2021, considerando o início da série histórica, em 2005, conforme levantamento realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor) . O índice de acidentes a cada 10 mil viagens ficou em 0,20 no ano passado, ante 0,22 em 2020.
Há 16 anos, quando o levantamento começou a ser feito usando essa metodologia, esse índice era superior a 1. De lá para cá, a indústria de cloro-álcalis tem aprimorado cada vez mais seus processos de gestão desde o transporte até a entrega no destinatário, a fim de minimizar riscos no transporte de produtos químicos. As empresas associadas à Abiclor investem massivamente em conscientização e treinamento de colaboradores para garantir a segurança no transporte.
“Os produtores, distribuidores e transportadores de produtos de cloro-álcalis têm como desafio alcançar índices ainda menores de acidentes, aproximando-se cada vez mais do zero", afirma Gilberto Marronato, da Abiclor.
O índice de 0,22 atingido em 2020 reflete o trabalho de prevenção de acidentes desenvolvido pelas empresas, nas etapas de treinamento, capacitação e conscientização dos motoristas, além de investimentos em tecnologia através de rotogramas falados e sistema de rastreamento eficiente, além de manter uma frota com idade média bem reduzida. “A segurança preventiva é fundamental no transporte dos produtos do segmento cloro-álcalis”, afirma o consultor técnico. A coordenação da Abiclor com as empresas transportadoras é uma ação contínua.
FONTE: Divulgação