Facchini

Meritor Inc. avança na produção do eixo elétrico 14Xe

Meritor/Divulgação

Líder na fabricação de eixos e drivetrain já superou marca de 300 unidades produzidas e montadas

Google News
A Meritor segue avançando na produção do primeiro eixo elétrico 14Xe. Prova disso são as mais de 300 unidades já produzidas e montadas nas instalações da marca em Asheville e Forest City, na Carolina do Norte (EUA). Destaca-se ainda o registro de mais de 560 mil quilômetros rodados em veículos comerciais equipados com as opções de simples redução e tandem da marca.

“O 14Xe ePowertrain é um produto desenvolvido pela Blue Horizon, Unidade de Negócios dedicada ao desenvolvimento de novas tecnologias Meritor em todo o mundo. Adaptável aos requisitos de aplicação do cliente, oferece transporte de última geração e sem emissões”, disse Tim Bowes, vice-presidente Sênior e presidente de Eletrificação e Pós-venda Industrial da Meritor na América do Norte.


Com design inovador, o eixo elétrico 14Xe garante eficiência, desempenho, economia de peso e melhor utilização do espaço quando comparado aos sistemas de montagem remota. Derivado do eixo 14X da Meritor, o novo sistema mantém os locais de montagem do eixo e hardware existentes para facilitar a integração do OEM.

O 14Xe conta com um motor elétrico central de duas velocidades, integrado ao eixo diferencial trativo, o que libera espaço para alocar a bateria, inversores e demais hardwares necessários aos veículos elétricos. Além disso, utiliza a carcaça de um modelo convencional, o que possibilita fácil integração com o veículo.


Com três faixas de potência, sendo, 150, 180 e 200 kW, o inédito eixo elétrico foi desenvolvido para equipar caminhões médios, a partir de 16 toneladas de PBT (Peso Bruto Total), nas versões 4×2, com capacidade de carga de 9 a 26 toneladas e 6×4 (Tandem), com capacidade de carga de 26 a 40 toneladas.

Já a flexibilidade é assegurada pela possibilidade de seleção de componentes-chave, incluindo motores elétricos, transmissão, engrenagens, freios, pontas de roda e carcaças para utilizar de acordo com as especificações do cliente. Com isso, a nova solução de tração pode ser adaptada para atender a várias necessidades de powertrain com base na aplicação do veículo e no ciclo de trabalho dos modelos comerciais das Classes 6-8.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA