Scania/Divulgação |
Circulando em uma rota de 30 quilômetros (ida e volta), extrapesado tem sido responsável pelo transporte de 2.000 toneladas de minério de ouro por dia
Anunciado em março deste ano, o primeiro caminhão Scania 100% elétrico para operações com 74 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC) já apresenta resultados operacionais extremamente positivos e significativos nas atividades da Boliden, uma das principais mineradoras da Suécia.
Operado pela Renfors Åkeri AB e combinado com um bitrem de 9 eixos, o extrapesado 100% elétrico tem operado 19 horas por dia com uma única recarga. Segundo as empresas, a combinação de veículo de carga (CVC) que circula em uma rota de 30 quilômetros (ida e volta) tem sido responsável pelo transporte de 2.000 toneladas de minério de ouro por dia.
“Queremos que este caminhão funcione o máximo possível. Quando precisa ser carregado, usamos outros veículos, mas essa é a nossa primeira opção de transporte nesse fluxo”, afirma Peter Bergman, gerente geral da Boliden.
A operação é acompanhada de perto pela própria Scania, através da análise de dados e orientações de como otimizar o fluxo operacional. "Nós trabalhamos juntos. É uma parceria que envolve um produto que ainda é algo fora do comum, um veículo não incluído em nossa produção regular", diz Fredrik Allard, chefe de mobilidade elétrica da Scania.
O extrapesado 100% elétrico é uma das principais apostas da mineradora sueca para reduzir as emissões de CO2 em 40% até 2030. Para isso, a companhia também planeja ampliar a utilização de caminhões elétricos em outras operações da mineração. “Uma vez que sabemos que um caminhão como este funciona neste ambiente exigente, queremos inclui-lo no transporte em outras áreas e atividades das minas”, revela Bergman.
Scania/Divulgação |