Divulgação |
Buonny dá orientações para otimizar a produção, estoque e entregas
Diante do cenário econômico atual, as empresas de logística e distribuição buscam soluções para reduzir custos, melhorar prazos e aumentar a qualidade dos produtos e serviços.
Além da modernização e automação do processo logística, que traz mais agilidade. Afinal, processos logísticos longos e demorados prejudicam os negócios e comprometem, inclusive, a imagem e a sobrevivência das empresas.
Portanto, para melhorar a gestão, a Buonny listou dicas importantes para fazer a diferença no dia a dia. Confira:
1. Identificar fornecedores com capacidade de se ajustar aos prazos da empresa e comprometidos com a entrega ágil dos insumos.
2. Aprimorar o controle e a gestão de estoques conforme a previsão de demandas e a capacidade produtiva.
3. Investir em ferramentas para agilizar a comunicação entre os envolvidos no processo logístico e qualificar os dados disponibilizados.
4. Utilizar métodos de análise capazes de identificar pontos fortes e fracos da operação, a fim de priorizar os investimentos na solução dos principais gargalos da cadeia de suprimentos.
5. Considerar as demandas, necessidades e particularidades do processo logístico e dê atenção diferenciada a cada uma delas.
6. Automatizar as atividades operacionais, otimize os fluxos internos e dedique mais tempo à inteligência do processo logístico.
7. Agilizar a tomada de decisões com base em informações precisas, confiáveis e obtidas em tempo real.
8. Capacitar fornecedores e profissionais envolvidos no processo logístico.
9. Definir metas e objetivos claros, estabelecendo parâmetros para o acompanhamento do processo logístico.
10. Manter atualizados os dados sobre a necessidade de insumos, prazos de produção e entrega, estoques disponíveis e logística de transporte.
11. Apostar em sistemas de roteirização, gestão de armazém, gestão de frotas, controle de entregas e gerenciamento de riscos.
12. Fazer a integração de sistemas de forma a facilitar a interface entre todas as áreas da empresa que influenciam, de alguma forma, no processo logístico.
13. Pesquisar a opinião dos clientes e mensure o nível de satisfação sobre a qualidade dos produtos, reposições, prazos de entrega e preços.
14. Monitorar os transportes, que assim como a qualidade das mercadorias é uma das etapas de maior influência na satisfação dos clientes. Confira se as entregas estão no prazo, se a mercadoria é entregue sem avarias e se a frota recebe a manutenção necessária.
15. Apostar em inovação e tecnologias que reduzam os gargalos e aumentem a performance logística. A tecnologia ajuda na criação de um ambiente competitivo.
FONTE: Divulgação