RER Parts

Transportadoras recebem 70,40% dos fretes no Brasil e caminhoneiros autônomos apenas 29,60%

Facchini/Divulgação

Dados são confirmados pelo Índice de Frete Repom (IFR); estudo também revela que entre 2018 e 2021 frota brasileira de veículos de carga cresceu 33%

Google News
O mais recente levantamento do Índice de Frete Repom (IFR) revelou detalhes importantes sobre a liderança na movimentação do transporte rodoviário de cargas brasileiro, especialmente em relação a participação das transportadoras e de caminhoneiros autônomos.

De acordo com o estudo, as transportadoras, ou seja, as empresas que possuem CNPJ ativo, atualmente são responsáveis pela movimentação de 70,40% dos fretes no Brasil. Já os caminhoneiros autônomos recebem 29,60% das cargas. Do total de transportadoras contratadas para o serviço, 75,40% são médias e grandes, e 24,60%, correspondem a microempresa, pequena empresa e MEI. 


Ainda segundo o estudo, de 2018 até 2021, a frota circulante brasileira de veículos de carga cresceu mais de 33%. O aumento é resultado dos constantes investimentos das transportadoras nos processos de renovação e a ampliação de frota.

Grande parte dos embarcadores acaba optando por contratar o perfil pessoa jurídica como prestador de serviço devido a questões como renovação mais frequente da frota e facilidade nos tramites de contratação. Mais de 35% da frota nacional corresponde a caminhões de profissionais autônomos e a idade média desses veículos está acima de 13 anos, número quase três vezes maior que a idade média da frota PJ”, destaca Vinicios Fernandes, diretor da Repom.


Nunca publique suas informações pessoais, como por exemplo, números de telefone, endereço, currículo etc. Propagandas, palavras de baixo calão, desrespeito ou ofensas não serão toleradas e autorizadas nos comentários.

NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA