DAF/Divulgação |
Nova unidade industrial será responsável pela montagem dos inéditos caminhões DAF XD e XF 100% elétricos; produção começará no segundo trimestre deste ano
Dando continuidade aos investimentos para atender a crescente busca por soluções cada vez menos poluentes para o transporte rodoviário de cargas, a DAF Trucks, marca pertencente ao Grupo Paccar, confirmou nesta semana a conclusão da construção de uma nova unidade industrial dedicada exclusivamente a produção de caminhões 100% elétricos.
Após 18 meses de obras e investimentos, as novas instalações estão localizadas no próprio parque industrial da montadora holandesa na região de Eindhoven. Com produção prevista para começar na primavera europeia, a nova unidade industrial será responsável pela montagem dos inéditos caminhões DAF XD e XF 100% elétricos, apresentados ao mercado europeu na última edição da IAA Transportation.
Segundo a DAF Trucks, os novos caminhões elétricos serão produzidos em oito etapas, divididas em duas linhas de montagem que operam de forma simultânea, sendo, uma dedicada exclusivamente a montagem das baterias e outra responsável pela instalação do trem de força, componentes de alta tensão e demais peças e estruturas que compõem cada modelo. Cada exemplar concluído também passará por uma rigorosa e detalhada etapa de verificação, afim de atestar o pleno funcionamento e qualidade da solução.
Sobre os caminhões DAF XD e XF 100% elétricos
Os novos modelos XD Electric e XF Electric contam com versões do tipo chassi rígido e cavalo mecânico. Ambos equipados ainda com motor elétrico Paccar com potências de 170 a 350 kW (230 a 480 hp), combinado com até cinco packs de bateria que garantem autonomias que variam de 200 até 500 quilômetros com uma única recarga, dependendo da configuração e do tipo de aplicação.
Os novos caminhões DAF 100% elétricos estreiam no velho continente contando também com diferentes opções de carregamento. Destaque para os carregadores com potência de até 325 kW que garantem uma carga de 80% em apenas 45 minutos.
A marca também oferecerá um carregador de corrente alternada (AC) com potência de 22 kW, garantindo assim flexibilidade aos transportadores, especialmente em locais que não contam com carregadores rápidos.