Fim de ano é uma época muito complicada para empresas de transportes. Além dos prazos apertados, elas ainda se deparam com um problema sério: roubos e furtos de cargas.
“Apesar dos esforços, a cada dia são registrados aumentos frequentes da criminalidade principalmente nesse período sazonal. As indústrias descarregam no mercado um volume extraordinário de mercadorias, que induzem as transportadoras a adotarem medidas descontroladas para atenderem esta demanda”, diz Eliel Fernandes, CEO da Buonny, gerenciadora de riscos na área de transporte e logística.
Regiões mais perigosas
A região Sudeste sofre muito com roubos de cargas; São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro são os estados mais visados. Os estados de Goiás, Pernambuco e Bahia lideram o ranking de abordagens de roubos de cargas no Centro-oeste e no Nordeste, segundo relatório produzido pela nstech, ecossistema de empresas de tecnologia e logística, da qual a Buonny faz parte.
Além de Cargas Fracionadas e Produtos Alimentícios, como produtos mais atacados, os segmentos de Medicamentos e Vestuário também devem se preocupar, assim como eletrônicos e agrícolas.
Rodovias preocupantes
Entre as rodovias mais preocupantes está a SP 330, do marco zero de São Paulo (SP) à região de Ribeirão Preto (SP), que tem alto índice de abordagem, principalmente de produtos Eletroeletrônicos, Defensivos Agrícolas, Siderúrgicos , Alimentícios e Grãos. A BR 381, de Guarulhos (SP) a Governador Valadares (MG), também tem índices de roubos, principalmente de produtos Siderúrgicos, Peças e Autopeças, Vestuário, Pneus, Produtos Alimentícios e Eletroeletrônicos.
Os horários de abordagem e os dias da semana seguem o padrão histórico, ou seja, das 18h às 5h da manhã, com maior quantidade de ocorrências às quartas-feiras.
Como evitar?
Além de tecnologia envolvida para evitar sinistros, é fundamental que motoristas e transportadoras fiquem atentos. Para isso, a empresa, que atua na área de gerenciamento de riscos em transporte e logística, reuniu dicas importantes para dirigir e fazer entregas com segurança.
1- Realize paradas para abastecimento, refeição, banheiro e pernoite apenas nos postos autorizados;
2- Pare sempre em locais seguros, com boa iluminação e bem movimentados;
3- Nunca dê carona ou informe sobre a carga e itinerário a terceiros;
Realize o pernoite no horário estabelecido pelo Transportador;
4- Fique atento a movimentações estranhas durante a viagem e principalmente durante as paradas;
5- Evite sabotagem no veículo. Após uma parada, examine as partes vitais de seu caminhão;
6- Comunique imediatamente sua Central de Monitoramento sobre qualquer situação suspeita.
Em casos extremos, siga as seguintes instruções:
1- Se baterem propositalmente em seu caminhão, permaneça com as janelas fechadas, portas trancadas e dirija-se a cabine policial mais próxima;
2- Caso você seja abordado fique calmo e anuncie seus movimentos. Não faça movimentos bruscos e procure obedecer para não irritar o assaltante.
FONTE: Divulgação