Cummins/Divulgação |
Desenvolvido inicialmente para o mercado australiano e batizado de X15D, novo propulsor também se destacará por ser 225 kg mais leve
Com presença confirmada no Brisbane Truck Show, principal feira de caminhões do mercado australiano e que acontecerá entre os dias 18 e 21 de maio, a Cummins promete revelar ao mercado local o maior e mais avançado motor de 15 litros de todos os tempos.
Batizado de X15D, o novo propulsor promete entregar até 660 cavalos de potência e impressionantes 3.200 Nm de torque, além de novos padrões de eficiência de combustível e níveis de emissões significativamente reduzidos. Atualmente, o motor Cummins de 15 litros mais potente ofertado à Austrália e Nova Zelândia conta com 615 cv de potência e 2780 Nm de torque.
“Com a nova plataforma da série X, a Cummins está levando o motor de combustão interna para uma nova geração, capaz de atender aos futuros padrões de emissões ultrabaixas com capacidade para operar com combustíveis de baixo a zero carbono”, disse Mike Fowler, diretor de negócios rodoviários para a Cummins Asia Pacific.
Potência e torque elevados não serão os únicos grandes diferenciais do inédito motor Cummins. O propulsor também se destacará pela significativa redução de peso seco, cerca de 225 kg a menos que o atual motor Cummins X15. Novo bloco de ferro esculpido e novo cárter estão entre os diferenciais que asseguram a significativa redução de peso e garantem a maior densidade de potência por peso.
“O design exclusivo do cilindro de potência permite pressões de pico do cilindro muito mais altas – 20% mais altas do que o motor atual – e isso aumenta a densidade de potência e a eficiência geral”, ressalta Fowler.
Apesar de ser apresentado na feira australiana, a comercialização do novo propulsor não começará de forma imediata. Segundo a Cummins, até o final de 2023, o novo motor X15D passará por mais um extenso e detalhado programa de testes em mais de 10 caminhões, tendo como meta acumular mais de cinco milhões de quilômetros.
“O X15D só será lançado quando estivermos completamente satisfeitos com sua confiabilidade e durabilidade em atender às duras demandas operacionais dos rodotrens australianos”, completa Fowler.