Volvo/Divulgação |
Mais de 8 mil caminhões foram produzidos em todo o Brasil, o dobro do registrado em janeiro; entretanto, no comparativo com 2022 ainda há uma queda significativa
Após um mês de janeiro diretamente impactado por férias coletivas e paralisações para atualizações das linhas montagem, a produção brasileira de caminhões voltou a se recuperar e apresentar sinais de crescimento em fevereiro.
De acordo com o balanço oficial da Associação Nacional dos Fabricantes de Autoveículos (ANFAVEA), 8,1 mil caminhões foram produzidos em todo o Brasil no mês de fevereiro, crescimento de 100,6% em relação a janeiro, quando, 4 mil exemplares foram montados. Entretanto, em relação a fevereiro de 2022, quando 11,4 mil caminhões produzidos, a indústria registrou neste ano uma retração de 28,7%.
Já o primeiro bimestre de 2023 chegou ao fim com um total de 12,2 mil caminhões montados em todo o Brasil, queda de 41,6% em relação ao mesmo período de 2022, quando 20,9 mil exemplares foram produzidos no país.
"A produção avançou agora no mês de fevereiro. Como já discutimos, o mês de janeiro foi focado nas férias coletivas e também tivemos a mudança do PROCONVE P7 para o P8. Portanto, agora em fevereiro esse volume vai se recuperando", explica Gustavo Bonini, vice-presidente da ANFAVEA para veículos pesados.