XCMG Brasil/Divulgação |
Primeiro cavalo mecânico 100% elétrico disponível no Brasil conta com 490 cv de potência, 2.000 Nm de torque e capacidade para operar com até 49 toneladas de PBTC
Atenta as novas tendências para o transporte rodoviário de cargas, a XCMG Brasil, líder no setor de máquinas pesadas na China e a 3ª no mundo no segmento, saiu na frente das tradicionais marcas do mercado brasileiro e revelou neste mês, o primeiro cavalo mecânico 6x4 100% elétrico do país.
Batizado de E7 49T, o primeiro pesado 100% elétrico a ser vendido no país promete se destacar pela zero emissão de poluentes e pelo baixíssimo custo operacional por km rodado, que segundo a fabricante chinesa é até 60% menor quando comparado com um tradicional modelo a diesel da mesma categoria.
“Além de zero emissão de gases, o novo caminhão elétrico tem baixíssimo nível de ruído, o que possibilita a execução de tarefas urbanas, sem poluição sonora, principalmente no período noturno, tanto em áreas residenciais, como em ambientes fechados, galpões e armazéns. Também confere pouca vibração, proporcionando um ambiente de trabalho muito mais confortável para os motoristas,” afirma o gerente de elétricos da XCMG, Ricardo Senda.
Com capacidade para operar com até 49 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC), o pesado chinês conta com tração 6x4, motor elétrico de 360 kW (equivalente a 490 cv de potência), torque de 2.000 Nm e velocidade máxima de 84 km/h.
“Por sermos a primeira montadora do Brasil a ter um cavalo mecânico homologado, estamos saindo na frente no mercado, trazendo inovação e tecnologia. Somos referência em eletro mobilidade na China, país que hoje responde por mais de 55% dos emplacamentos de veículos elétricos no mundo”, completa Senda.
O preço do primeiro cavalo mecânico 100% elétrico disponível no Brasil não foi revelado pela fabricante.