Scania/Divulgação |
Montadora sueca deixará de produzir os ônibus Citywide e Interlink, além de chassis de modelos; Scania se concentrará apenas na produção de chassis com motores dianteiros e traseiros
Atenta ao novo cenário que vem se desenhando para o mercado europeu de ônibus, fortemente impactado pela pandemia, a Scania anunciou nesta terça-feira, 30 de maio, uma completa reformulação da produção e comercialização de ônibus. De forma gradual, a montadora sueca encerrará a produção de carrocerias a partir do primeiro trimestre de 2024.
Segundo a marca a decisão é baseada na lenta recuperação do mercado, crescente concorrência e na futura legislação que exigirá investimentos significativos em novas tecnologias, além da busca por um crescimento lucrativo em um ambiente de mercado em constante mudança.
“Estamos convencidos de que o negócio de ônibus continuará a ser uma parte importante da oferta da Scania daqui para frente, mas precisamos de uma estratégia atualizada que nos permita cumprir nossa promessa ao cliente e garantir um negócio lucrativo globalmente”, diz Stefano Fedel, Diretor de Vendas e Marketing da Scania.
De acordo com o comunicado oficial da montadora sueca, a partir do próximo ano o negócio de ônibus Scania passará a contar com uma estrutura mais enxuta e adotará uma estratégia semelhante a já existente em outros mercados, como por exemplo aqui no Brasil, ou seja, se concentrará apenas na produção de chassis e reforçará as parcerias com as fabricantes de carrocerias.
“A maior parte dos negócios de ônibus e ônibus da Scania sempre esteve em cooperação com fabricantes de carrocerias, onde um alto nível de serviço e uma forte presença global foram alcançados com configurações locais. Esta abordagem de sucesso será desenvolvida, agora em colaboração ainda mais estreita com nossos fabricantes de carrocerias e parceiros para oferecer aos nossos clientes soluções completas”, diz Stefano Fedel.
Com a decisão, a fábrica da Scania em Słupsk, na Polônia, deixará de produzir os ônibus Citywide, Interlink e chassis de piso baixo, concentrando esforços exclusivamente na produção de chassis de motor dianteiro e traseiro com amplas opções de powertrains.