PRF/Divulgação |
Em dois dias de fiscalização na Bahia, 74 veículos de carga foram abordados e 95 autos de infração foram emitidos; ação se concentrou na BR-116/BA
Entre os dias 13 e 14 de junho, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), realizaram na Bahia, uma operação conjunta com foco na fiscalização de veículos empregados no transporte de produtos perigosos.
De acordo com a corporação, as ações de fiscalização se concentraram BR-116, em Jequié (BA). Durante as abordagens foram fiscalizados os equipamentos de proteção individual do motorista ou de identificação de periculosidade nos veículos, documentação obrigatória para o transporte de produtos, condições dos condutores e demais procedimentos relativos ao transporte de produtos perigosos, cargas vivas e gêneros destinados ao consumo humano.
Ao todo, 74 veículos foram fiscalizados e 95 autos de infração foram emitidos por irregularidades constatadas, totalizando R$ 140 mil em multas. Falta da placa de sinalização informando o tipo de produto perigoso transportado e falta de equipamentos para situações de emergência exigidos por lei, estão entre as diversas irregularidades flagradas.
Segundo a PRF, a fiscalização do transporte de produtos perigosos visa garantir que as regras de segurança sejam respeitadas e os riscos ao meio ambiente e à saúde humana sejam evitados. A operação também priorizou a prevenção de acidentes, a proteção da logística nacional e o combate às práticas criminosas.