Facchini

PRF flagra mais de 100 toneladas de excesso de carga durante fiscalização em Roraima

PRF/Divulgação

Quantia expressiva de excesso de carga foi constatada durante a Operação Rota 174 Sul; além de multas, veículos de carga também foram retidos

Google News
Com o objetivo de combater as irregularidades em veículos de carga, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) promoveu ao longo da última semana a Operação Rota 174 Sul 2023/1. Realizada pelo Grupo Especializado de Fiscalização de Transporte (GFT), a ação de fiscalização se concentrou em um trecho da BR-174 localizado no sul do estado de Roraima.


De acordo com o balanço oficial da corporação, cerca de 101 toneladas de excesso de carga foram constatadas nos caminhões fiscalizados. Durante a fiscalização, práticas que se enquadram como crimes ambientais também foram averiguadas.

Diante dos fatos, todos os veículos de carga foram autuados conforme determina a atual legislação e permaneceram retidos até a conclusão do transbordo do peso excedente.


Excesso de carga
Atualmente o excesso de peso é considerado uma das infrações mais danosas à segurança do trânsito, devido a redução da vida útil do pavimento, comprometimento da eficiência do sistema de freios e aumento considerável no risco de acidentes graves.

Atualmente o art. 231, inciso V do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) considerada o excesso de peso uma infração gravíssima, punida com multa de R$ 191,54 aplicada a cada 500 kg ou fração de excesso de peso apurado acima dos 1.000 kg.


NOTÍCIA ANTERIOR PRÓXIMA NOTÍCIA