Carregado, bitrem ultrapassa os 7 metros de altura; conjunto está sendo testado em caráter experimental no Porto de Brisbane
Com o objetivo de otimizar as operações logísticas através de um aumento significativo na movimentação de cargas, mas sem abrir mão da redução de custos, o porto australiano de Brisbane iniciou neste mês, testes operacionais com um curiosa e impressionante combinação de veículo de carga (CVC). Trata-se um inédito bitrem capaz de transportar até oito contêineres em uma única viagem.
Batizado de O'Phee 'London' Container Super B Double SKEL, justamente por ter sido inspirado nos ônibus urbanos ingleses de dois andares, o inédito bitrem é resultado de um extenso e detalhado trabalho de engenharia da implementadora australiana, The Drake Group, supervisionado pela National Heavy Vehicle Regulator (NHVR), a agência de regulação de transporte na Austrália.
Operado pela Qube Logístics, uma das principais companhias de logística que atuam no Porto de Brisbane, o super bitrem se destaca pela possibilidade de transportar oito contêineres de 20 pés ou quatro contêineres de 40 pés empilhados em um único deslocamento. Carregado, o conjunto ultrapassa facilmente os 7 metros de altura.
“Este é um resultado fantástico para Qube e todas as partes envolvidas. É também uma demonstração clara da colaboração e inovação alcançadas por nossos clientes e parceiros aqui no Porto, o que aumenta a produtividade e a eficiência das operações”, destaca Neil Stephens, CEO do Port of Brisbane Pty Ltd (PBPL).
Neste primeiro momento, o impressionante super bitrem atuará apenas no transporte de contêineres vazios na região portuária, ou seja, percorrendo exclusivamente vias privadas.