Volvo/Divulgação |
Com 32 metros de comprimento e 10 eixos, conjunto elétrico irá operar 12 horas por dia no transporte contêineres na Suécia
Na Europa, a eletrificação das operações mais pesadas e de longa distância do transporte rodoviário de cargas já é uma realidade. Prova disso é o negócio que acaba de ser concretizado pela Volvo Trucks. Três novos caminhões Volvo FH Electric 6x4 entregues à Mattson Åkeri, transportadora sueca com sede em Gotemburgo.
Os três pesados 100% elétricos são destinados ao projeto HCT (High-Capacity Transport), que consiste na utilização de poderosas combinações de veículos de carga (CVC's) com até 32 metros de comprimento e 74 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC). Os exemplares Volvo por exemplo, atuarão no transporte de contêineres na região portuária de Arendal, em Gotemburgo.
“Queremos mostrar que as soluções totalmente elétricas também funcionam em aplicações com alto peso total e alta taxa de utilização. Juntamente com Mattson Åkeri, a Administração Sueca de Transportes e vários outros parceiros, estamos analisando como podemos otimizar a operação do caminhão elétrico, inclusive como o carregamento deve ocorrer da maneira mais eficiente”, explica Lena Larsson, gerente de projeto da o projeto HCT dentro da divisão de tecnologia da Volvo.
Os três novos caminhões Volvo FH Eletric 6x4 contarão com o apoio de dois carregadores rápidos de 180 kW, instalados pela própria transportadora no porto Arendal. Futuramente, os extrapesados também serão empregados em uma rota de 70 quilômetros entre Gotemburgo e a cidade de Borås, também na Suécia.
“Transportar cargas longas e pesadas usando eletricidade funciona muito bem até agora, e podemos transportar tanta carga quanto um caminhão a diesel”, diz Jan-Olof Mattsson, CEO da Mattson Åkeri. “O caminhão roda 12 horas por dia, com parada para recarga quando o motorista faz uma pausa. Utilizamos eletricidade verde e, portanto, anulamos as emissões de CO2. A operação elétrica silenciosa também significa um melhor ambiente de trabalho para o motorista”.
Desde o início da produção de caminhões totalmente elétricos em 2019, a Volvo Trucks já comercializou quase 5.000 exemplares em 40 países ao redor do mundo. Globalmente, a Volvo Trucks estabeleceu a meta de que metade de todos os caminhões vendidos sejam elétricos até 2030.
Volvo/Divulgação |